Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Dia das Mães: 96% dos consumidores têm intenção de ir às compras, aponta pesquisa da Fecomércio AM

Publicidade

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas – IFPEAM entrevistou 1.200 consumidores do comércio varejista de Manaus, em todas as zonas da cidade, entre os dias 11 e 12 de março. O levantamento mostrou que 96% dos entrevistados pretendem ir às compras para garantir o presente neste Dia das Mães, celebrado no segundo domingo do mês de maio.

Entre os produtos que pretendem comprar, estão roupas, calçados e acessórios, liderando o ranking da lista de intenção de compras, com 52% das respostas. Na sequência, aparecem perfumes (40%) e cosméticos (24%). Serviços como restaurantes para celebrar a data no almoço/jantar aparece em quarto lugar, com 18% das respostas. A lista também inclui itens como flores (10%), maquiagens (8%), eletrodomésticos (5%), entre outros.

Publicidade

Quando questionados sobre quanto pretendem gastar, 17% declararam que pretendem gastar até R$ 80,00, seguido de 25% que afirmaram valores entre R$ 81,00 a R$ 150,00. A maioria dos entrevistados (30%) pretende gastar entre R$ 151,00 e R$ 250,00. 17% pretendem gastar entre R$ 251,00 a R$ 400,00 e 10% dos entrevistados responderam com mais de R$ 400,00. No ano passado, a pesquisa apontou que o maior percentual (27%) de entrevistados pretendia gastar entre R$ 101,00 a R$ 200,00.

Dos entrevistados que pretendem ir às compras, 57% disseram que irão comprar apenas 1 presente, 27% responderam a intenção de comprar 2 presentes, 10% pretendem comprar 3 presentes, 3% querem garantir até 4 presentes e apenas 2% disseram que irão comprar 5 presentes. Quando perguntados sobre o que influencia na hora da compra, 105% das respostas priorizam ofertas e promoções e 70% a qualidade dos produtos e serviços.

Além das mães, com 72% das respostas sobre quem o entrevistado irá homenagear, aparecem também na lista: esposas (22%), sogras (16%), irmãs (10%), filhas (9%), avós (8%), noras (4%), entre outras.

Expectativa das mães

Segundo a pesquisa, as mães também gostariam de ganhar roupas, calçados e acessórios, itens que aparecem em primeiro lugar na lista de intenção de compras. Com o mesmo percentual (26%) aparecem os perfumes, seguido por cosméticos (17%), serviços com tratamento de beleza (11%), flores (10%), almoço/jantar em restaurantes (10%), passeios/viagens (9%), celulares/smartphones (9%), maquiagem (8%), eletrodoméstico (3%) e eletrônicos (2%).

Das formas de pagamento

O Cartão de Crédito é a opção mais escolhida pelos consumidores na hora de realizar o pagamento, totalizando 46% das respostas. Em segundo lugar, aparece a modalidade à vista (dinheiro/pix) com 31% da preferência. Em 2023, o pagamento à vista aparecia na terceira posição com 21%. Ocupando o terceiro e quarto lugares, estão as opções crediário/carnê/cartão da própria loja (13%) e cartão de débito (10%).

A preferência do consumidor é a compra em loja física, com 94% das respostas, sendo dividido em pontos comerciais como shopping center (67%), loja de rua/bairro (20%), centro da cidade (12%) e hipermercado (1%). Dos 6% que preferem realizar as compras de forma online, 45% irão optar por sites e lojas virtuais, 32% irão escolher e comprar os produtos pelo instagram, 15% através do whatsapp e 8% irão optar pelo facebook para efetuar as compras neste Dia das Mães.

Publicidade

Leia mais

Idam inicia atividades com Unidade Demonstrativa de Abacaxi, em Barreirinha

elayne

Sine Manaus oferta 419 vagas de emprego nesta quarta-feira, 11/12

elayne

Empresa amazonense completa 24 anos e celebra expansão no mercado de combustíveis 

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais