Conexão Amazônica
AMAZONAS

Dia do doador de sangue chama atenção para estoque baixo no Amazonas

Publicidade

Tipos O+, O-, A- e AB+ estão em estado crítico no Hemoam  

Com o objetivo de homenagear os doadores e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, em 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Publicidade

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

Na semana do 25 de novembro, os serviços de hemoterapia de todo o país estão mobilizados em campanhas locais para o fortalecimento da doação de sangue. O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas, câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.

Doação

Para participar dessa onda de amor ao próximo, basta atender alguns itens, se programar e ir até Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) para fazer a doação de sangue. Os principais critérios para quem quer ser doador são:

·         Ter entre 16 e 68 anos;

·         Pesar acima de 50 quilos;

·         Estar bem alimentado e descansado;

·         Após o parto, esperar entre 90 e 180 dias;

·         Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação;

·         Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente, enquanto os homens devem esperar até 60 dias.

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, na Avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, região Centro-Sul da capital; ou na unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30, na avenida Cosme Ferreira, s/nº, bairro São José, zona Leste.

Saiba mais

Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada.

Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação.

Mais saúde

Para fazer doação de sangue é preciso atender alguns pré-requisitos, como estar saudável, o que depende de um estilo de vida sustentável. Pensando nisso, o Hapvida Saúde, em Manaus, oferece o Hapvida +1k, programa que disponibiliza treinos com atividades físicas, cujo objetivo é promover saúde e bem-estar para o máximo de pessoas.

O coordenador do projeto, Anderson Martins, esclarece que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de prevenção e combate a doenças os exercícios físicos devem ser praticados diariamente durante, pelo menos, 30 minutos, distribuídos em treinos vigorosos.  Os treinos acontecem em diferentes regiões e horários acessíveis para a população, além de treinos opcionais aos sábados em todos os núcleos.

CSU Parque Dez – segunda e quarta, das 19h às 20h; e terça e quinta, das 6h às 7h; 

Orla da Ponta Negra – segunda a quinta-feira, das 6h às 7h e 19h às 20h;

Parque Jefferson Peres – terça e quinta-feira, das 19h às 20h;

Parque Rio Negro (orla do São Raimundo) – segunda e quarta, das 19h às 20h.

Mais informações, você pode acessar https://www.hapvida.com.br/mais1k

Publicidade

Leia mais

Incêndio destrói loja na terra do guaraná

elayne

Sejusc realiza ação itinerante em prol da população autazense

elayne

Governo do Amazonas entrega ajuda humanitária para 200 famílias indígenas do Careiro da Várzea

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais