Dia do Profissional Técnico é celebrado nesta quinta-feira

Cada vez mais requisitados no mercado de trabalho, os técnicos têm sua importância não somente reconhecida, mas também celebrada nesta quinta-feira (23), Dia Nacional do Profissional Técnico. Com quase 40 mil técnicos formados em vários segmentos, o Centro de Ensino Literatus registrou, em meio à pandemia, aumento de 22% na procura pela capacitação nessa área e já observa oportunidades para quem atua ou pretende investir na Educação Profissional.

Segundo a mantenedora do Literatus, Elaine Saldanha, as áreas de saúde, comunicação e tecnologia estão entre as grandes apostas do mercado nacional. “Em Manaus, temos sentido uma forte tendência para os cursos voltados para a indústria, tecnologia e gestão, principalmente para os técnicos em Logística, em Qualidade e em Automação”, revela.

Atualmente, a maior demanda continua sendo para a área de saúde, entre eles, Técnico em Enfermagem, por atuar na linha de frente no atendimento a pacientes com Covid-19. “Mesmo após a pandemia, a procura por esses profissionais continuará aquecida, isso porque a atenção com a saúde se manterá. E não apenas com foco direto no atendimento e tratamento de pacientes, mas também na produção de pesquisas, estratégias e políticas futuras”, avalia a gestora do Literatus.

Nesta quinta-feira (23) também é comemorado o Dia do Técnico em Edificações, profissão que está retomando de forma gradativa, por conta do reaquecimento da construção civil em Manaus. Elaine afirma que muitas empresas de pequeno e médio porte tiveram um crescimento importante no setor, pois atendem reformas, construção de lojas, residências e galpões e; por isso, buscam esses profissionais, pois eles têm a base teórica e prática da área.

“Esse cenário tem se consolidado em virtude da população enxergar a Educação Profissional como uma porta de entrada para o mercado de trabalho, seja para quem busca a primeira experiência profissional, para quem já atua na profissão, mas não possui a formação necessária, ou até mesmo aos que desejam mudar de área ou empreender”, diz ela.

Um dos diferenciais da capacitação técnica, segundo Elaine Saldanha, é que os profissionais já saem preparados para exercer suas atividades, pois o foco dos cursos é na prática. “Existem muitas carreiras disponíveis e todas elas com empregabilidade e rendas superiores a algumas profissões de Nível Superior”, destaca Elaine Saldanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *