Conexão Amazônica
DESTAQUEGASTRONOMIA

Dia do Queijo: nutricionista dá dicas de como aproveitar a data de forma saudável e saborosa 

Publicidade

O dia 20 de janeiro é marcado pelas comemorações do Dia Mundial do Queijo, um alimento querido e muito presente nas refeições dos brasileiros. É inegável a versatilidade e o sabor irresistível de um bom queijo. Segundo a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Facimp Wyden, Bárbara Soares, embora muitos tenham dúvidas sobre seus valores nutricionais, esse alimento pode, sim, ser benéfico para a saúde, desde que consumido com moderação. 

Bárbara explica que, quando consumido de forma adequada, o queijo pode ser uma fonte rica de nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas A e do complexo B, além de minerais como cálcio, fósforo, zinco e selênio. Esses nutrientes desempenham papéis importantes na saúde óssea, no fortalecimento do sistema imunológico e na proteção contra danos celulares. Além disso, o alimento contém ácidos graxos que podem beneficiar a saúde cardiovascular e cerebral. Alguns tipos de queijo, como os fermentados e os de cabra, ainda podem conter probióticos que auxiliam na saúde intestinal. 

Publicidade

“Adicionar queijo de forma equilibrada à dieta semanal pode ser feito ao escolher aqueles de menor teor calórico, combinando-os com outros alimentos saudáveis. Por exemplo, é possível adicionar queijo nas saladas com vegetais frescos e folhas verdes. O controle da quantidade consumida é fundamental; use o queijo como complemento, e não como o ingrediente principal”, orienta e indica a nutricionista. 

Quais são os tipos mais benéficos? 

Os queijos considerados mais saudáveis geralmente têm menos gordura, calorias e sódio, além de oferecerem nutrientes importantes, como proteínas e cálcio. Na hora de escolher o tipo mais adequado, é recomendável consultar a tabela nutricional e a lista de ingredientes, optando pelos menos calóricos e com menores teores de gordura e sódio. Confira algumas das opções mais saudáveis: 

Queijo Cottage: possui baixo teor de calorias e gordura, sendo rico em proteínas e cálcio. 

Ricota: tem sabor suave, baixo teor de gordura e alto teor de cálcio. É também mais fácil de digerir do que outros queijos. 

Mussarela light (ou desnatada): apresenta menos gordura e calorias em comparação à mussarela tradicional, além de ser rica em proteínas. 

Queijo minas frescal: é rico em água e apresenta menos gordura e sódio em relação aos queijos curados. É excelente para uma alimentação equilibrada e leve, com menor impacto calórico. 

Queijo de cabra: possui menor teor de lactose e gordura em comparação ao queijo de vaca, além de um sabor distinto. Contém ácidos graxos que podem auxiliar na digestão e no metabolismo. 

E para aproveitar bem essa data comemorativa, Bárbara compartilha uma receita prática, nutritiva e saborosa que combina queijo com outros alimentos saudáveis. Confira: 

Salada Mediterrânea com Queijo Cottage 

Ingredientes (Serve 2 pessoas): 

·   100 g de queijo cottage; 

·   2 xícaras de folhas verdes (alface, rúcula, espinafre); 

·   1 tomate grande (ou 10 tomatinhos-cereja) cortado em pedaços; 

·   ½ pepino em rodelas finas; 

·   ¼ de cebola roxa fatiada finamente; 

·   10 azeitonas pretas ou verdes (opcional); 

·   1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem; 

·   1 colher de sopa de suco de limão fresco; 

·   1 colher de chá de orégano seco; 

·   Sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Modo de preparo: 

·   Prepare os vegetais: Lave bem as folhas verdes e os legumes. Corte o tomate e o pepino e fatie a cebola roxa; 

·   Monte a salada: Em uma tigela grande ou prato raso, disponha as folhas verdes. Adicione os pedaços de tomate, pepino, cebola e as azeitonas; 

·   Adicione o queijo: Distribua o queijo cottage por cima dos vegetais; 

·   Prepare o molho: Em um recipiente pequeno, misture o azeite, o suco de limão, o orégano, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa bem até formar uma emulsão; 

·   Finalize: Regue a salada com o molho e misture delicadamente. Sirva imediatamente. 

Publicidade

Leia mais

Ipaam sedia treinamento para Retificação do Cadastro Ambiental Rural, promovido pelo Projeto Floresta+ Amazônia

elayne

Prefeitura de Manaus abre 50 vagas em cursos profissionalizantes nas áreas de Informática e Audiovisual

elayne

Turma da Mônica terá revista voltada a combater preconceito contra pessoas idosas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais