Conexão Amazônica
GERAL

Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado com webinário de cientistas sobre enfrentamento à Covid-19

Publicidade


Para comemorar o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) reunirá cientistas nesta quinta-feira (11/02), das 10h às 11h (horário de Manaus), no webinário “Mulheres contra o Coronavírus: Contribuições de Cientistas do Amazonas no Enfrentamento à Pandemia”. O evento será transmitido pelos canais Sedecti Amazonas e TV Encontro da Águas, no Youtube, além dos perfis @Sedecti_AM e @tvencontrodasaguas, no Facebook.

Dentre os painelistas estão nomes como: Maria Paula Gomes Mourão, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Natacha Cíntia Regina Aleixo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Katia Helena Serafina Cruz Schweickardt (Ufam) e Henrique dos Santos Pereira (Ufam). A moderação do webinário será feita pela secretária executiva de CT&I da Sedecti, Tatiana Schor. Cada cientista irá explanar sobre a sua contribuição para o enfrentamento da Covid-19 no estado e também enfatizar o porquê da alusão à data.

A iniciativa é uma ação da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Sedecti, e tem como foco a contribuição de cientistas mulheres do Amazonas no desenvolvimento de pesquisas e ações voltadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19.

“A ideia do webinário é de que ele será o primeiro evento de uma série que iremos fazer, em formato de escuta ativa, com a finalidade de contribuir na formulação de políticas públicas adequadas para a questão de gêneros na Ciência no Amazonas”, explica a secretária executiva da Secti, Tatiana Schor.

Durante o encontro, a médica infectologista Maria Paula G. Mourão irá abordar o tema “Estudos Clínicos na Covid-19”. Já a doutora em Geografia, Natacha Cíntia Regina Aleixo, irá explanar sobre o “Espaço-Tempo Pandêmico: Uma Contribuição Geográfica para o Estado do Amazonas”.

O tema “Estratégias Educativas para Enfrentamento da Covid-19 em Manaus” será apresentado pela professora doutora em Sociologia e Antropologia, Katia Helena Serafina Cruz Schweickardt. E, fechando a programação, o professor doutor em Ecologia, Henrique dos Santos Pereira, apresentará o painel “A Iniciativa Rede RHISA – Recursos Humanos e Inteligência para Sustentabilidade na Amazônia”.

Cada conferente terá dez minutos para explanar sobre seus estudos e, ao final, será aberto tempo para um breve debate. Na oportunidade, acontecerá também o pré-lançamento da Rede RHISA, uma iniciativa promovida pelo Instituto Acariquara que conta com o apoio da Secti.

Mulheres e Meninas na Ciência – O dia internacional dedicado às Mulheres e Meninas na Ciência foi estabelecido em função da lacuna de gênero no segmento. Foi em prol do acesso e da participação feminina plena e igualitária na Ciência, da igualdade de gênero e do empoderamento delas que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a data de 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), atualmente, menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres.

Além de celebrar a data e dar visibilidade às mulheres e meninas na Ciência, o evento também faz parte de duas frentes coordenadas pela Secti, em conformidade ao Plano Plurianual (PPA 2020-2023) do Governo do Estado do Amazonas.A primeira delas é a ação “Meninas e Mulheres na Ciência e no Empreendedorismo Científico” que acontece em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam). O objetivo é promover a inserção de mulheres e meninas na Ciência e no Empreendedorismo Científico, por meio da implementação de políticas públicas de CT&I.

A segunda ação é a da “Difusão e Popularização da Ciência”, em dupla parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fapeam. A proposta é fomentar a popularização e difusão da CT&I produzida no estado para a melhoria do acesso ao conhecimento, às tecnologias e seus benefícios para sociedade.

FOTOS: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Com 22% a mais de certidões emitidas, Habite-se pode ter validação conferida no site do Implurb

elayne

Espaços culturais em Manaus mudam horários de funcionamento

elayne

Manaus participa de debate sobre planejamento urbano dentro do Circuito 2023 com ONU-Habitat

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais