Conexão Amazônica
CIDADES

Dia Nacional das Artes Cênicas: Uma celebração da arte em movimento

Publicidade

As artes cênicas, que incluem o teatro, a apresentação circense, a dança e diversos outros tipos de manifestações artísticas, têm uma longa e rica história no Brasil. No dia 19 de setembro, artistas, diretores, produtores e amantes das artes cênicas se reúnem para celebrar essa forma de expressão que tem o poder de emocionar, educar e transformar vidas.

A data traz consigo a oportunidade de destacar a importância das artes cênicas na sociedade. A interpretação não proporciona apenas entretenimento, mas também promove a reflexão, a crítica social e a valorização da diversidade.

O teatro, por exemplo, funciona muitas vezes como um espelho da realidade, abordando questões sociais, políticas e culturais de forma criativa e instigante. Para a atriz Koia Refkalefsky, a atuação é uma forma de enobrecer as pessoas que assistem a ela.

“O teatro é, antes de tudo, uma paixão. Mas para além disso, a arte de interpretar é uma forma de levar mensagens de vida para todos os tipos possíveis de público. Essa é a magia dessa arte”, declara Koia, que possui quase quarenta anos de experiência na área como atriz e figurinista.

Porém, o campo das artes cênicas não se resume apenas ao teatro. As apresentações circenses também se encaixam nesse âmbito e são muito significativas no mundo do entretenimento, trazendo emoção e divertimento para o público.

O artista Marcos Efraim, que atua como palhaço e contador de histórias, enfatiza a importância do acesso à cultura e à arte pelas pessoas. “É um direito garantido pela constituição e isso mostra a relevância dessa profissão, assim como do artista que atua nessa área. A arte impacta as pessoas, em todas as suas formas”, afirma.

No Amazonas, hoje, existe uma grande riqueza de artistas que se dedicam às artes cênicas, bem como companhias e escolas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, atua para apoiar e alavancar a formação e capacitação de artistas.

O Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro é uma escola de artes que oferece gratuitamente cursos das áreas de teatro, música, dança, entre outros segmentos. Na escola, se formam inúmeros atores e profissionais das artes cênicas, de forma que consigam ingressar no meio artístico e viver inteiramente da sua arte.

Para o Coordenador do núcleo de Teatro do Liceu, Robson Ney, a formação é uma das etapas mais importantes na vida de um artista. “As artes cênicas são algo que nos faz ver o mundo de outra forma. Muitas vezes, nós não entendemos qual o nosso verdadeiro potencial, e elas nos ajudam a enxergar isso. Essa é a nossa missão como educadores, contribuir para que as pessoas consigam usufruir do melhor de seus dons e talentos”, ressaltou o professor, que também possui vivência na atuação dos palcos.

Nesta data que visa valorizar as artes cênicas no Brasil e os artistas que se dedicam a ela, é muito importante refletir sobre o impacto e o poder que essa modalidade artística possui na sociedade como um todo, como também na vida de cada apreciador que a prestigia.

Foto: Divulgação / Acervo Pessoal

Por focoamazonico

Publicidade

Leia mais

Prefeitura promove encerramento da Semana Municipal de Trânsito com homenagens às vítimas de acidentes

elayne

Repercussão de traição exposta em loja de departamento em Manaus escancara machismo

elayne

Moto Honda da Amazônia suspende a produção de motocicletas no Brasil em função dos impactos da pandemia do Covid-19

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais