Conexão Amazônica
ECONOMIA

Diesel mais barato chega na bomba em até 10 dias conforme o estoque

Publicidade

Combustível teve PIS/Cofins zerados pelo governo e deve diminuir até 8%. Há risco, porém, de não chegar totalmente ao motorista

A isenção da cobrança do PIS/Cofins sobre o preço do óleo diesel, que passou a valer nesta terça-feira (2) em todo o Brasil, não deve trazer um impacto imediato aos consumidores que pararem para abastecer com o combustível nos próximos dias.

O presidente do Sincopetro (Sindicato Comércio Varejista Derivados Petróleo Estado São Paulo), José Alberto Gouveia, explica que o diesel zerado só chegará aos consumidores após a reposição dos estoques atuais das revendedoras. “Mercado é assim mesmo, leva de três a cinco dias para entrar no eixo”, afirma.

“Os revendedores têm que vender todo o estoque. Alguns postos têm o giro de um dia, dois dias, uma semana ou até 10 dias”, destaca o diretor executivo da Abrilivre (Associação Brasileira de Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres), Rodrigo Zingales.

Ele conta que o sistema das distribuidoras também pode alegar a necessidade de repor a mercadoria em um primeiro momento. “Se o posto for comprar o combustível hoje, já vai pagar o valor com isenção do PIS/Cofins, mas nada garante que ele esteja pagando já com a isenção total”, avalia.

Zingales alerta ainda que o repasse integral da isenção depende de toda cadeia produtiva do setor. “O produtor do diesel pode tirar o valor isenção e vender para todos os agentes a preços mais baixos. Quando chega nas distribuidoras, ela vê que o preço de compra caiu e pode não repassar a totalidade para o posto, que pode fazer a mesma coisa, para ampliar sua margem de lucro”, observa ele, ao lembrar que as quedas de preços anunciadas pela Petrobras raramente chegam integralmente aos consumidores.

O PIS/Cofins corresponde atualmente a 8% da composição do preço pago pelo diesel nos postos, valor que equivale a R$ 0,33 por litro do combustível no Brasil que custa, em média, R$ 4,184, segundo o levantamento mais recente da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), feito antes do último reajuste de 5% anunciado pela Petrobras.

O restante do valor pago pelo diesel nos postos é composto pela realização de lucros da Petrobras (51%), distribuição e revenda (14%), cobrança de ICMS pelos Estados (14%) e a adição de biodiesel na composição do combustível (13%).

Para encher o tanque de 400 litros de um caminhão com diesel hoje no Brasil, o gasto médio é de R$ 1.673,60. Caso a isenção seja integralmente repassada no preço da bomba, cairá a R$ 1.539,71, valor R$ 133,90 menor.

Gouveia, no entanto, alerta que o reajuste da Petrobras que passou a valer nesta terça-feira (2) nas refinarias vai elevar o preço do diesel em cerca de R$ 0,12, o que vai dificultar a compreensão dos motoristas. “Ele vai ver só R$ 0,18, porque a própria Petrobras subiu o preço”, lamenta o presidente do Sincopetro.

impacto estimado da isenção do PIS/Cofins sobre o diesel, em março e abril, e o gás de cozinha (GLP), por tempo indeterminado, é de R$ 3 bilhões somente nos dois meses iniciais da medida sem prazo de validade.

Para compensar as perdas, o governo optou por aumentar a tributação sobre os bancos. Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, cada centavo de imposto corresponde a uma arrecadação de R$ 575 milhões aos cofres públicos.

Publicidade

Leia mais

Relações com EUA continuarão com eventual vitória de Biden, diz Guedes

elayne

Contribuintes têm até 30 de novembro para solicitar créditos da Nota de Serviço para abatimento no IPTU 2025

elayne

Prazo de linhas do Pronampe sobe para 72 meses

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais