Conexão Amazônica
TECNOLOGIA

Digital: Cidadãos do Amazonas podem baixar a Carteira de Identidade Nacional por meio do aplicativo Gov.br

Publicidade

CIN Digital está disponível para quem já está com o novo documento em mãos

Os cidadãos do Amazonas que possuem a Carteira de Identidade Nacional (CIN), emitida pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), já podem solicitar a versão digital do documento por meio do aplicativo gov.br. A CIN Digital é segura e oferece facilidades ao usuário, como portar um menor volume de documentos e evitar a perda da identidade.   

Publicidade

Podem fazer o download da CIN Digital aqueles que obtiveram o documento físico de acordo com o novo modelo. O aplicativo gov.br está disponível na Google Play Store (para dispositivos Android) e App Store (para dispositivos iOS).

De acordo com a investigadora da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e gerente civil do IIACM, Kristiane Lima Eliziário, a CIN Digital tem a mesma validade da CIN em formato físico.

 “A CIN Digital tem a mesma força, legalidade do documento impresso. As pessoas que já estão com o novo documento em formato físico podem usufruir das mesmas vantagens com o digital. Inclusive, ter o documento no smartphone é uma opção segura, que permite ao cidadão transitar com o menor volume de coisas ou documentos, uma vez que é um item que milhares de brasileiros possuem”, ressaltou Kristiane.

Ainda conforme a investigadora, o cidadão pode baixar a CIN Digital no tempo mínimo de 24 horas do recebimento da CIN física, entregue no PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão), ou tempo hábil para o desbloqueio no sistema. Com o documento baixado, o cidadão poderá imprimi-lo e usar como a identidade original. 

A CIN Digital é mais um serviço do Governo Federal e do Governo do Amazonas.

Vantagens

A CIN Digital oferece vantagens para os cidadãos e para o Sistema de Segurança Pública, tais como praticidade e agilidade, pois permite ao usuário ter a CIN na palma da mão a todo tempo; segurança, uma vez que utiliza recursos avançados como a criptografia, para proteção dos dados pessoais do cidadão; e possibilidade de compartilhamento, promovendo facilidade na hora de apresentar o documento, sem necessidade de fotocópia, podendo ser compartilhado diretamente do app gov.br.

Passo a passo

Para as pessoas que já estão em posse da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Amazonas e desejam ter a versão digital do documento, basta seguir os seguintes passos:

1)  Baixe o aplicativo do site/plataforma gov.br em seu smartphone e crie a sua conta, caso ainda não tenha;

2)  Abra o aplicativo do gov.br e siga as instruções para realizar o cadastro e associar sua versão digital da CIN ao aplicativo. É necessário ter o Selo Prata ou Ouro associado ao cadastro. Todas as informações são esclarecidas durante o cadastramento;

3)  Após fazer o login, selecione a opção “Carteira de Documentos”;

4)  No Menu principal clique em “Adicionar documento”;

5)  Selecione a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista de documentos apresentada.

Pronto! Agora você acessa seus documentos digitais com a mesma validade do documento físico.

FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM

Fonte: agenciaamazonas

Publicidade

Leia mais

Tecnologia e IA: aliados importantes na prevenção de fraudes

elayne

Em tempo recorde, prefeitura sanciona lei e firma parcerias para Manaus receber a internet 5G

elayne

Prefeito David Almeida anuncia app #SouManaus que amplia as potencialidades turísticas da capital

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais