Conexão Amazônica
ESPORTE

Disputa no Ginásio Renné Monteiro define 29 times classificados para Etapa Regional Norte de basquete 3×3

Publicidade


Com apoio da Faar, Etapa Estadual foi primeira competição oficial do estado da modalidade chancelada pela Federação Internacional de Basquete (Fiba)
 
Estreante em Tóquio 2020, o basquete 3×3 chegou para ficar no calendário esportivo do Amazonas. As equipes sub-23 da modalidade movimentaram o Ginásio Renné Monteiro neste domingo (29/08), durante a disputa da Etapa Estadual, organizada pela Federação de Basketball do Amazonas (Febam), com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar). A inédita competição definiu os 29 times classificados à Etapa Regional Norte do 3×3, prevista para outubro, em Manaus.
 
A Etapa Estadual foi a primeira competição oficial do estado de basquete 3×3 chancelada pela Federação Internacional de Basquete (Fiba). A modalidade estreou em Olimpíadas nos Jogos de Tóquio 2020 e retorna às quadras olímpicas em Paris 2024.
 
“Vejo que o Basquete 3×3 ainda vai crescer muito no Amazonas e em todo o Brasil. A Febam dá um grande passo ao realizar a primeira competição oficial em solo amazonense do 3×3 e, sem dúvidas, terá total apoio do Governo do Amazonas durante este novo ciclo olímpico”, afirma o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.
 
Na meia quadra do Renné Monteiro, o título feminino sub-23 ficou com a equipe Bruno Parente AB. No masculino, o Amazon Basketball faturou a medalha de ouro. Ao todo, oito times garantiram vaga, neste domingo, para o Regional.
 
“Contando o Sub-18, Adulto e o Sub-23 que ocorreu hoje (29/08), temos 29 equipes amazonenses na Etapa Norte, que será em Manaus. Então, a Etapa Estadual foi muito significativa, não só para o 3×3 como para todo o basquete, pois é o primeiro torneio oficial desde março de 2020. Agradecemos à Faar e ao diretor-presidente Jorge, que têm nos dado total apoio na retomada gradual das competições”, aponta o presidente da Febam, Ali Assi.
 
Além de times manauaras, a Etapa Estadual 3×3 Sub-23 também contou com representantes de Maués (a 276 quilômetros da capital). “Foram 24 horas de viagem de barco até chegar em Manaus. É nossa primeira competição Sub-23 federada pela Fiba. Só temos a parabenizar a Febam e aos demais organizadores. Um evento inédito, e nossa intenção é estar presente em todas as categorias daqui para a frente”, disse Messias Teixeira, treinador da equipe mauesense.
 
De Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), o jogador Vinícius Rios, 22 anos, revela a emoção de jogar pela primeira vez na histórica quadra do Renné Monteiro. “Emocionante demais. Foi minha primeira vez competindo no basquete 3×3 e logo no Renné. Uma sensação muito boa de poder chegar aqui e competir. Ginásio muito bom para jogar”, afirmou o pivô da equipe BMPU.
 
Prevenção – Os eventos realizados nas praças esportivas sob gestão da Fundação seguem as medidas estabelecidas pela Portaria nº 109/2021, que define critérios para retomada das competições, treinamentos esportivos e práticas esportivas no estado, contendo os procedimentos sanitários de combate à disseminação da Covid-19. O uso da máscara é obrigatório, e os jogos ocorrem sem a presença de público.
 
Classificados – A Etapa Regional Norte está prevista para acontecer nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, na Arena Amadeu Teixeira, com o apoio do Governo do Amazonas, por intermédio da Faar. Os 29 times que representarão o Amazonas são:
 
Categoria Feminina Sub-18
• CMPM VII Alfa
• La Salle Basketball
• CMPM VII Beta
• E. Selva
 
Categoria Feminina Sub-23
• Bruno Parente AB
• E. Selva
 
Categoria Feminina Adulto
• RCLC
• Melk Basket
• Marombas On Fire
• Arena Rute
• E. Selva
 
Categoria Masculina Sub-18
• E. Selva
• La Salle
• E. Lassalista
• É Os Guri
• LOT
• Black Mamba
 
Categoria Masculina Sub-23
• Amazon Basketball
• E. Selva A
• Verona CDB
• Maués 3×3
• Cães da Duke
• Alcateia
 
Categoria Masculina Adulto
• Duque Basquete
• MBC
• E. Selva
• Manaus Heat 3×3
• Flores
• Braga Serviços-NCB12:29

Nacional – Para a Etapa Nacional de Basquete 3×3, prevista para dezembro deste ano, em local ainda a ser definido, classificam-se as duas melhores equipes de cada categoria durante a disputa das etapas regionais.
 
FOTOS: Mauro Neto/Faar

Publicidade
Publicidade

Leia mais

Vila Olímpica recebe 1ª Etapa Indoor de Tiro com Arco, neste final de semana

elayne

Flamengo vence Corinthians nos pênaltis e conquista Copa do Brasil

elayne

Conmebol sorteia grupos da edição 2023 da Copa Libertadores

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais