O documentário inédito Poetas do Villa traz perspectiva inédita sobre a obra de um dos maiores músicos brasileiros, o maestro Heitor Villa-Lobos.
A estreia coincide com o Dia Nacional da Música Clássica, quinta-feira (05), data criada para homenagear o próprio Villa-Lobos, que faria aniversário neste dia, se estivesse vivo. O compositor nasceu em 1887 e viveu por 72 anos.
A poetisa Elisa Lucinda conduz o programa ao lado do pesquisador Marcelo Rodolfo – reprodução / TV Brasil
Com 51 minutos, o doc da TV Brasil mostra faceta pouco conhecida do compositor. A originalidade está em revelar a relação de Villa-Lobos com poetas e destacar a influência da cultura popular em sua carreira. Os escritores resgatados são os cinco mais influentes na carreira do maestro: Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Dora Vasconcellos, Dante Milano e Mário de Andrade.
Conduzido a partir dos depoimentos da poetisa Elisa Lucinda e do pesquisador Marcelo Rodolfo, o filme contextualiza as canções ao combinar entrevistas, performances e conteúdo de acervo. Produzido pela equipe do canal, intercala, ainda, pinturas de Cândido Portinari associadas a essas músicas.
DOC revela relação do maestro Villa-Lobos com seus parceiros poetas – reprodução/ TV Brasil
Para interpretar as composições, a emissora pública escala personalidades como Elba Ramalho, que até declama trecho de um dos poemas, além de Marcos Sacramento, Fernando Portari, Clarisse Grova e Júlia Vargas.
A execução das músicas é realizada por Carla Rincon, Elodie Bouny e Marcelo Caldi.
DOC apresenta cinco canções com arranjos inéditos executadas por músicos de diferentes gerações – reprodução / TV Brasil