Conexão Amazônica
GERAL

Drama na BR-319

Publicidade

Sem outra solução e desesperados, os motoristas forçavam a travessia por meio de um aterro construído provisoriamente para transportar veículos

Com o seu processo de revitalização na estaca zero, a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, continua a ser palco das mais absurdas ocorrências. Agora, um mês depois do desabamento de duas pontes, o cenário é de revolta e desespero na região do Rio Autaz-Mirim, no quilômetro 25, onde permanece sem solução o drama da travessia.

Caminhoneiros e agricultores reclamam que o DNIT (Departamento Nacional de Infraest de Transportes) não cumpriu o prazo para a liberação da travessia, o que deveria ter acontecido no último final de semana, mas não ocorreu. Sem outra solução e desesperados, os motoristas forçavam a travessia por meio de um aterro construído provisoriamente para transportar veículos e mercadorias entre as duas margens do rio.

No entanto, ante os riscos que o transporte alternativo oferecia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou o acesso ao aterro, agravando um quadro que já era complicado há duas semanas. Restaram os prejuízos. Por um lado, a PRF temia uma nova tragédia e por isso promovera a interdição. Por outro, há os prejuízos à economia estadual e a ameaça de desabastecimento que ronda as cidades da área por conta da interdição.

Quanto ao trecho pertinente ao Rio Curuçá, o DNIT já providenciou uma balsa que está chegando à região e que fará a travessia para a outra margem, normalizando as condições de transporte no referido trecho. A balsa já está a caminho, devendo entrar em operação neste próximo final de semana.

Contudo, a resolução de um drama, sem resolver o outro, apenas tapará o Sol com uma peneira. Ou seja, amenizará a situação, mas não resolverá o infortúnio de mais de 100 mil pessoas que sofrem com a escassez de alimentos e medicamentos nas cidades do Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Manaquiri. O drama é mais que preocupante.

Foto: Reuters/Bruno Kelly/Direitos Reservados

Editorial 

fonte: em tempo

Publicidade

Leia mais

Campanha estimula a doação de brinquedos para crianças carentes de Manaus

Daly Ruiz

Inscrições para o ‘Auxílio Permissionário’ encerram nesta quarta-feira, 19/7

elayne

Morre Martin Klaus Christian Klenke, ex-cônsul honorário da Alemanha em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais