Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Dupla de escolas soma quase 700 alunos vacinados, aponta Juntos Pela Vida, do MPAM

Publicidade

Auditorias desta semana ocorreram na manhã da última terça-feira (03), na sede do Ministério Público

Em mais uma etapa do cronograma 2024 do projeto “Juntos Pela Vida”, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão (CAO-PDC), realizou as auditorias de mais duas escolas, totalizando quase 700 alunos vacinados.

Publicidade

A Escola Irmã Gabrielle Cogels, localizada no bairro Puraquequara, alcançou 90,46% de cobertura vacinal (389 alunos vacinados de 430 matriculados), enquanto a Escola Irmã Maria Arminda, localizada no bairro Coroado, alcançou 90,29% (307 alunos vacinados de 340 matriculados). Ao todo, são 696 crianças e adolescentes com imunização em dia.

O objetivo do projeto é estimular a vacinação infantojuvenil e combater a evasão escolar por meio de certificação e selo concedidos às escolas participantes que atingirem ou superarem o índice de vacinação escolar de 80%, recomendado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), instituído pelo Ministério da Saúde. 

De acordo com a gestora escolar Tarsila da Cunha de Souza, a grande cobertura vacinal só foi possível graças à parceria com a comunidade, unidades básicas de saúde (UBS) e coordenadoria distrital da zona leste. “Houve dias que nós paramos, juntamente com os pais, para receber a equipe da saúde das UBS que foram lá atender. Desde a consulta em julho, a adesão pela vacinação foi um sucesso, graças a Deus”, afirmou.  

Segundo Cristiane Vieira, titular da 5ª Coordenadoria Distrital de Educação da Zona Leste, a mobilização gerou um retorno significativo. “A diretora fazia as reuniões, nós chamávamos os enfermeiros e os médicos para fazer palestras, para falar sobre a importância da vacina. Então, estamos muito felizes com os resultados das duas escolas”, comentou.  

O projeto

O “Juntos pela Vida” é certificado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com o selo de Resolutividade de Boas Práticas e visa garantir o direito à saúde e à vida de crianças e adolescentes. A coordenação fica a cargo da procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, responsável pelo CAO-PDC, e da promotora de Justiça Romina Carmen Carvalho, responsável pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ). 

Texto: Ramon Oliveira

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Prefeitura intensifica fiscalização e remoção de veículos estacionados irregularmente na área central de Manaus

elayne

Beneficiários com NIS final 3 recebem hoje Auxílio Brasil

elayne

UGPE estima a geração de novos postos de trabalho nas obras do Prosamim, neste segundo semestre

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais