Conexão Amazônica
GERAL

Durante a pandemia, riscos de contaminação pela Covid-19 aumentam em idas desnecessárias aos hospitais

Publicidade

Especialista reforça a importância da teleconsulta no combate ao coronavírus

A pandemia em decorrência ao novo coronavírus no mundo acionou um novo alerta: quando realmente as pessoas devem ir ao hospital? E com quais tipos de sintomas elas devem se preocupar?

Publicidade

Martha Batista Guimarães, médica generalista do Sistema Hapvida em Manaus, reforça a necessidade de manter acompanhantes fora das unidades de atendimento, recomenda por exemplo, em ir para sua consulta, se possível, sozinho, sem acompanhante.

“A orientação para os exames preventivos é muito importante, pois uma patologia controlada diminui bastante as idas ao pronto- socorros e hospitais. Agora, mesmo fazendo as avaliações de rotina, ainda assim surgirem sintomas, é necessário procurar o atendimento eletivo o quanto antes, pois muitas vezes o médico faz o diagnóstico clínico e já entra com o tratamento, sendo totalmente desnecessário o comparecimento nas urgências. No entanto, quando o paciente não procura o eletivo no tempo certo, muito provavelmente ele irá à urgência para tratar algo que poderia ser evitado”, destaca Martha.

De acordo com a médica, além das consultas online, o distanciamento social continua sendo uma das medidas mais eficazes para reduzir o avanço da covid-19, diante disso cada pessoa precisa dosar, o que é exagerado e o que é necessário, por exemplo em evitar idas desnecessárias aos hospitais.

“Com relação a permanência de acompanhantes de pacientes em hospitais e consultórios, a recomendação é que haja todo um cuidado no momento de ir, pois devido ao advento da pandemia, as medidas de distanciamento precisam ser mais rigorosas. Por exemplo, utilizando o espaçamento de uma cadeira para outra, e evitando que acompanhantes entrem junto com o paciente dentro da sala do médico, só é autorizada a entrada em caso de extrema necessidade”, completa a médica.

Clientes do Hapvida que tenham sintomas gripais, febre, diarreia ou dor de cabeça, não precisam sair de casa, eles contam com o serviço de teleconsulta de urgência simples, além da teleconsulta para Covid-19. Basta acessar o site (https://marcacaoconsulta.hapvida.com.br/) ou aplicativo e fazer uma consulta online por vídeo com um de nossos médicos.

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6,7 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 36 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas.

Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 191 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Publicidade

Leia mais

Simone busca ajuda médica após sangramento de 50 dias

elayne

Palacete Provincial promove Feira de Arte e Cultura em comemoração pelo Dia das Crianças

elayne

Brasil: quatro mulheres são vítimas de feminicídio por dia

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais