Na manhã desta terça-feira(16) a Prefeitura de Manaus recebeu a informação de que uma das ecobarreiras havia sido furtada do Igarapé São Francisco, que fica localizado na Avenida Marquês da Silveira, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. Segundo informações a rede de proteção foi removida pelo assaltantes o material teria sido retirado durante a madrugada para ser vendido como sucata.
O Prefeito David Almeida esteve no local acompanhado de agentes da prefeitura estiveram no local e contataram o fato. Almeida prometeu punição contra os responsáveis.
“Nós vamos identificara os autores e buscar a punição deles…É um atentado contra o meio ambiente, contra a preservação ambiental, nós temos trabalhado… Nunca se fez o trabalho na cidade, o trabalho que nós estamos fazendo. Agora com a rede de proteção chamada ecoarreiras pra segurar o lixo antes que ele chegue no Rio Negro” enfatizou.
A Prefeitura de Manaus começou a instalar em maio deste ano ecobarreiras em igarapés para diminuir a poluição dos rios. Só nesse mês, essas barreiras impediram que 60 toneladas de resíduos chegassem ao Rio Negro, utilizando apenas três unidades da rede de proteção. O objetivo é expandir o projeto para os 33 igarapés da cidade, o que poderá reduzir em até 80% a quantidade de lixo recolhido mensalmente, que atualmente varia entre 500 e 700 toneladas.
O prefeito também pediu o apoio da população para identificar os suspeitos. “Nós tínhamos essa ecobarreira instalada e durante a madrugada foi furtado. Nós estamos solicitando a audiência de vocês pra que liguem para 153, que é o telefone da nossa Secretaria Municipal de Defesa de Segurança Pública Municipal. Eu peço a ajuda de vocês pra que a gente possa identificar o autor do furto e quem também recepta esse furto.”.
As ecobarreiras são feitas de alumínio e por isso tem um valor comercial.
“Nós vamos atrás de quem furtou, de quem roubou e de quem também possa ser um possível receptador”, declarou o prefeito.
Foto: Divulgação