Conexão Amazônica
SAÚDE

Educador físico dá dicas de treinos para não perder o ritmo durante as férias

Publicidade

Quando há um intervalo na prática, é muito mais difícil voltar para o ritmo de exercícios, disse o especialista

Manaus – O final do ano está chegando e para muitas pessoas esse é um período de férias. É comum, durante o descanso, relaxar e deixar a rotina de cuidados pessoais um pouco de lado, principalmente quando se trata de exercício físico. O educador físico José Roggero, diz que é possível manter os treinos, mesmo nas férias.

Ele ressalta que é importante seguir uma rotina de atividades, mesmo nesse período, para que a pessoa não perca todos os resultados conquistados durante o ano e tenha que começar do zero quando retornar à rotina. “Quando há prosseguimento nos exercícios, a chance de a pessoa desistir da atividade é muito menor. Quando há um intervalo na prática, é muito mais difícil voltar para o ritmo de exercícios, porque a pessoa já desanima e é preciso readaptar o corpo novamente”, opinou.

A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que as pessoas façam no mínimo 150 a 300 minutos de atividade por semana. “Isso significa um tempo de 2h30 a 5h por semana. Portanto, é possível manter-se ativo, mesmo nas férias”, avalia Roggero.

Para quem vai viajar para locais com praia, a dica do educador físico é fazer uma caminhada no calçadão ou praticar corrida na areia. Na praia também há possibilidade de praticar outras modalidades, como o futevôlei, o vôlei e o futebol, por exemplo. Se o destino não possui praia, a caminhada pode ser feita nos parques da cidade. O passeio de bicicleta também é um ótimo exercício e pode ser praticado na companhia da família e dos amigos.

De acordo com José Roggero, quem gosta de um pouco mais de aventura e tem bom condicionamento físico, as trilhas são ótimas opções. “Além de se exercitar, a pessoa ainda vai poder contemplar uma bela paisagem e ter contato com a natureza”, frisou.

Outra dica para seguir treinando é utilizar os aplicativos. Segundo José Roggero, os aplicativos, normalmente, oferecem treinos variados, rápidos e que podem ser feitos em qualquer intervalo do dia.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus informa que beneficiários do Auxílio Brasil devem voltar às UBSs no 2º semestre

elayne

Saiba como prevenir trombose venosa em viagens longas

elayne

PNUD seleciona consultores do Amazonas para elaboração de planos de ação ambiental pós-Covid 19

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais