Conexão Amazônica
DESTAQUEEDUCAÇÃO

Educadores da Semed participam de curso de robótica educacional

Publicidade

Nesta sexta-feira, 5/4, educadores da rede municipal de educação participaram do último dia do curso de robótica educacional, que aconteceu de forma intercalada desde a semana anterior. A ação faz parte de uma parceria entre o Serviço Social da Industria (Sesi), a Empresa Ardagh Metal Paackaging e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O curso aconteceu no período da manhã e tarde no Clube do Trabalhador do Sesi, localizado no bairro São José, zona Leste.

A ação foi financiada com recursos da Empresa Ardagh Metal Paackaging, e além do curso de robótica tem a intenção de ofertar outros serviços educacionais de curta e longa duração feitos pelo Sesi direcionados aos professores da Semed.

Publicidade

“Com essa formação, a Prefeitura de Manaus pretende fazer com que os professores desenvolvam ainda mais suas habilidades com robótica educacional para que eles possam atualizar suas práticas pedagógicas e envolver seus alunos em suas aulas, a partir de uma metodologia ativa, envolvendo recursos tecnológicos, no caso, a robótica educacional. Então, este curso é muito importante para o desempenho, para o desenvolvimento profissional do nosso professor”, explicou o gerente de tecnologia educacional da Semed, Austônio dos Santos. 

O curso foi dividido em 4 dias: 21 e 22 março e 4 e 5 de abril. A formação teve 32 horas de carga horária e trabalhou os seguintes temas: o desenvolvimento de competências socioemocionais, uso de metodologias ativas de aprendizagem, construção de modelos robóticos e emprego da linguagem de programação.

Com parceria entre as instituições, os educadores da Semed ganharam kits de robótica usados no curso e nas suas respectivas unidades de ensino.

Ao longo da capacitação, os profissionais conheceram esses kits, aprenderam como utilizá-los em sala de aula, como trabalhá-los em projetos pedagógicos, toda a parte de montagem, sistemas que podem ser trabalhados com ele, como mecanismos, engrenagens, motores, a utilização de sensores como, por exemplo, sensor de luz para detectar intensidade luminosa ou identificar uma cor.

De acordo com o coordenador de robótica educacional do Sesi Manaus, Nicanor Antunes, na formação foi dado todo o suporte técnico para que os profissionais da rede municipal possam usar o material tecnológico em sala de aula em projetos e trabalhos pedagógicos.

“Essa formação é para que os professores da Semed aprendam programação, como programar em blocos esse kit que é o da lego education spike prime. Também aprendam como aplicar esse kit na sua rotina escolar, na sala de aula, e como aplicar isso para desenvolver projetos e para gerenciar esses trabalhos dos alunos em sala de aula. Então essa formação é voltada para esses aspectos”, completou.

Um dos participantes do curso foi o assessor de tecnologia da Semed, Hugo Albuquerque. Sobre todo o aprendizado do curso ele afirma foi bem produtivo e interessante.

“O curso foi bastante positivo, porque nele foram trazidas algumas informações de um material novo, que possibilita com que a gente trabalhe e explore outras habilidades dos nossos alunos com uso da robótica. Então, um ponto muito importante, esse kit, que aprendemos ao longo do curso, é que ele potencializa as habilidades dos alunos. Este curso foi bem produtivo e interessante”, afirmou Hugo.

No final da última aula os educadores da Semed, divididos em equipe, apresentaram os robôs, criados com base no que aprenderam durante o curso.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed

Publicidade

Leia mais

Atletas do ‘Manaus Olímpica’ faturam 29 medalhas na segunda etapa do Brasileiro de Jiu-Jítsu em São Paulo

elayne

Prefeitura apresenta programação de eventos para 2024 aos artesãos cadastrados

elayne

David Almeida é recebido com festa na zona Sul de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais