A distribuição das urnas que serão utilizadas no 2º turno iniciou nesta terça-feira, 25 de outubro. O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) enviou as primeiras urnas aos locais de difícil acesso e contou com o apoio logístico da Força Aérea Brasileira.
Na primeira rota, foram enviadas 12 urnas para as comunidades indígenas Jatapuzinho (Caroebe) e Aldeia do Rio Anauá (São Luiz). Em seguida, a rota aérea contemplou as comunidades indígenas Leão de Ouro (Amajari), Sikamabiu, localizada na área Yanomami, no município de Alto Alegre, Bala e Roça (Pacaraima).
Nesta quarta-feira, 26, enviaram 46 urnas para a sede do Uiramutã, além das comunidades indígenas Manalai, Serra do Sol e Pedra Preta (Uiramutã), São Pedro e Canavial (Normandia).
Na quinta-feira, 27, a logística aérea abrange as comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco, incluindo Terra Preta, Sacaí, Cachoeirinha e Caibumbi (Caracaraí); Santa Maria do Boiaçu, Itaquera e Vila Remanso (Rorainópolis), com um total de 14 urnas.
Para os municípios do interior do estado, o TRE-RR realizou o carregamento dos caminhões nesta quarta-feira (26). Amanhã (27), a partir das 8h, os veículos seguem para cada região, acompanhados de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Esses veículos vão fazer quatro rotas distintas: uma rota que vai para o Sul do estado, uma outra vai distribuir para o Cantá, Bonfim e Normandia, outra que vai para os municípios de Amajari e Pacaraima, e a última que pegará a região de Alto Alegre e Mucajaí”, explicou o coordenador de Desenvolvimento e Implantação de Sistemas do TRE, Paulo Rodrigues.
Já em Boa Vista, a distribuição das urnas eletrônicas começa às 7h30 da véspera da eleição, no sábado (29), com o apoio da Polícia Militar (PM), Detran e Guarda Municipal. Essa logística retoma, nesta eleição, a parceria com os Correios, que por muitos anos atuou nas eleições em Roraima.
“Desde 2018, o Tribunal vinha contratando outras empresas para fazer esse serviço de distribuição. Este ano, nós conseguimos fazer uma licitação e contratamos os Correios, que tem expertise em logística e vai fazer a distribuição na capital em três rotas. E essas rotas vão ter os batedores das forças de segurança, que vão fazer a segurança das urnas na distribuição e no recolhimento, no domingo”, informou Rodrigues.