Conexão Amazônica
GERAL

Em greve, professores fazem protesto em frente à sede do Governo do AM; trânsito é alterado

Publicidade

Agentes de trânsito e policiais militares colocaram gradis no local, e bloquearam o trânsito no trecho em frente ao prédio.

Os profissionais da educação da rede estadual do Amazonas entraram na terceira semana de greve nesta segunda-feira (29). Nesta manhã, um grupo protesta em frente à sede do Governo do Estado, em Manaus. O trânsito no local foi alterado.

Nesta segunda-feira, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) informou ao g1 que terá uma nova reunião com representantes do Estado. Deputados da base do governo confirmaram que o encontro está previsto para ocorrer à tarde, às 14h.

Protesto

Um grupo de profissionais da educação começou a concentração em frente à sede do Governo, situada na Avenida Brasil, Zona Oeste, por volta das 9h.

Mais cedo, agentes de trânsito do Detran-AM e policiais militares colocaram gradis no local, e bloquearam o trânsito no trecho em frente ao prédio.

Greve

A greve dos profissionais da educação da rede estadual começou no dia 17 deste mês. A greve é liderada pelo Sinteam.

De acordo com a entidade, a data-base 2023 dos trabalhadores da rede estadual venceu no dia 1º de março. A instituição afirma, ainda, que a data-base de 2022 também está atrasada.

Integram o movimento grevista merendeiros, servidores administrativos, vigias, profissionais de serviços gerais, professores e pedagogos.

Os profissionais reivindicam 25% de reajuste salarial. O Sinteam também pede reajuste nos valores do vale-alimentação e auxílio-localidade; revisão do Plano de Cargos Carreira e Remuneração; e manutenção do plano de saúde e extensão para os aposentados.

Desde o início da greve, os representantes do sindicato e do Governo do Amazonas se reuniram duas vezes. Sem acordo com o Estado, que ofereceu 8% de reajuste, os profissionais da educação decidiram manter a paralisação.

O balanço mais recente do Sinteam aponta que 70% das escolas estaduais estão sem aulas.

— Foto: Jucélio Paiva/Rede Amazônica

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Congresso abre hoje o ano legislativo em sessão solene

elayne

Público se mostra insatisfeito nas redes sociais com redução de impostos em carros populares

elayne

UEA inicia tradução dos conteúdos pedagógicos com intérpretes de Libras

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais