Conexão Amazônica
GERAL

Em Humaitá, frigorífico busca certificação concedida pela Adaf

Publicidade

Com capacidade para abater 360 animais por dia e produzir 76,5 mil quilos de carne, Frigoraça busca certificação Sisbi-POA, para produtos de origem animal

Abatedouro e frigorífico de carne bovina localizado em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), o Frigoraça está implementando os últimos detalhes para obtenção da certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). No Amazonas, a certificação é concedida pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Adaf) e permite a comercialização dos produtos certificados em qualquer unidade da federação. O diretor-presidente da Adaf, José Omena, visitou as instalações do Frigoraça e atestou o rigor sanitário adotado no estabelecimento.

Publicidade

O Frigoraça será o quinto empreendimento a obter a certificação Sisbi-POA no Amazonas. A planta tem capacidade para abater 300 animais por dia e planeja vender, para Rondônia e outros estados, carne processada no município de Humaitá. O frigorífico será o segundo de carne bovina a obter o Sisbi no Amazonas. O primeiro foi o Frigonosso, em Boca do Acre. Os outros três empreendimentos com Sisbi no estado são as duas plantas da Frigopesca, empresa do empresário Raimundo Chikó, em Manacapuru e Anamã; e o Frigorifico 3 Rios, de beneficiamento de peixe congelado, em Manacapuru.

Após visitar as instalações do Frigoraça, o diretor-presidente da Adaf, José Omena, confirmou que se trata de uma das plantas frigoríficas mais modernas do estado, e assegura que, da parte da Adaf, há a maior celeridade possível no processo de certificação da unidade.

“A Adaf é parceira dos empreendedores do Amazonas. Para nós é uma satisfação constatar o nível de cuidado sanitário que o Frigoraça adota em sua planta. Não temos dúvida que, muito em breve, o município de Humaitá terá seu primeiro frigorífico com certificação Sisbi, vendendo carne de excelente qualidade para todo o país”, destaca.

Frigoraça é a nova razão social do Frigorífico Amazonas em Humaitá. A unidade foi inaugurada em 2020 e tem capacidade para produzir 8,1 mil quilos de carne inspecionada diariamente.

Certificação Sisbi

Estabelecimentos interessados em dar entrada no processo de adesão ao Sisbi-POA devem preencher o Requerimento de Adesão disponível no endereço eletrônico http://www.adaf.am.gov.br/sisbipoa/.

Após o envio do requerimento, uma auditoria documental é realizada pela equipe da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Gipoa) da Adaf, e, comprovada a conformidade dos documentos, é avaliada a possibilidade de uma visita presencial ao empreendimento para a produção de um Relatório de Auditoria. Encerrada essa fase, um parecer técnico favorável ou desfavorável é emitido.

FOTOS: Divulgação/Adaf

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Sine Manaus oferece mais de 100 vagas de emprego nesta segunda-feira, 30/11

elayne

Pessoas de baixa renda têm croquis desenhados por equipe de arquitetura social da Prefeitura de Manaus

elayne

Com obras avançadas, prefeitura prepara entrega do parque Amazonino Mendes no aniversário da cidade

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais