O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou, no período de 5 a 11 de agosto, a montagem de máquinas e equipamentos da agroindústria de polpas de frutas no município de Jutaí (a 751 quilômetros de Manaus).
A ação é uma iniciativa da Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável de Jutaí (Jutaicoop), que recebe assistência técnica do Idam e foi construída com apoio da Fundação Banco do Brasil.
De acordo com o gerente de Apoio à Agroindústria do Idam, engenheiro químico Willis Viera Meriguete, a agroindústria está projetada inicialmente para beneficiar em média 3 toneladas de polpas de frutas ou açaí por dia. O empreendimento permite o aproveitamento das frutas em época de safra, evitando perdas e gerando excedentes de renda para os produtores.
“A expectativa é atender cerca de 200 produtores agroextrativistas, principalmente com a compra de produtos como açaí, camu-camu, buriti, cupuaçu e entre outros. Para o primeiro ano, esperamos produzir 300 toneladas de polpas”, informou o gerente.
FOTOS: Divulgação/Idam
Em Jutaí, Idam apoia implantação de agroindústria de polpas de frutas
Publicidade
Publicidade