Conexão Amazônica
CIDADESDESTAQUE

Em Lábrea, mulheres trans oficializam mudança de nome e gênero com apoio da DPE-AM

Publicidade

As assistidas receberam assistência jurídica gratuita e são as primeiras mulheres trans do município a realizarem a adequação dos documentos conforme as suas identidades de gênero

  Pela primeira vez, mulheres trans do município de Lábrea conseguiram alterar nome e gênero em suas documentações civis. Com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), seis mulheres foram atendidas durante ação do Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

Nos atendimentos na área de registros públicos, houve a concretização do direito do exercício de dignidade de cada pessoa, garantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2018.  

Com isso, o município ganhou seis novas cidadãs: Jhully, Myrella, Chloe, Damy, Nashilla e Laylla.  

As certidões de nascimento foram retificadas após audiências realizadas pelos defensores públicos do Polo do Purus da DPE-AM, Amanda Pereira, Bárbara Deucher, João Gustavo Fonseca e Rachel Silva, e por representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).  

De acordo com a defensora pública Bárbara Deucher, além de obter as certidões, todas já puderam alterar outros documentos no mutirão, adequando à identidade e à expressão de gênero.  

“O reconhecimento formal da identidade de gênero autodeclarada é um importante passo na luta das pessoas trans pela garantia de seus direitos na cidade de Lábrea, destacando que as seis mulheres foram as primeiras mulheres do Município a mudar o nome e o gênero nos documentos”, afirmou.  

Para o defensor público João Gustavo Fonseca, a ação, para além do que representa para essas mulheres, educa toda a comunidade, haja vista que ensina que toda pessoa deve ter respeitado seu desejo de ser olhada e reconhecida – por sua comunidade e também pelos órgãos oficiais – conforme sua identidade.  

A ação ocorreu em junho, entre os dias 17 e 21, e reuniu mais de 50 instituições para promover acesso à justiça. A DPE-AM participou com a oferta de assistência jurídica gratuita nas áreas de família, criminal, registro público, entre outros.  

Texto: Isabella Lima  

Foto: Divulgação 

Publicidade

Leia mais

Home office, carro pra quem anda de ônibus e mudança de rotina: empresas se adaptam à pandemia para continuar produzindo, no AM

elayne

Governo do Estado publica edital para construção de 256 unidades habitacionais, pelo programa Amazonas Meu Lar

elayne

Publicado resultado do Sisu 2024

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais