Conexão Amazônica
SAÚDE

Em Manaus, escolas serão pontos temporários de vacinação contra Covid para crianças

Publicidade

Locais começam a funcionar na próxima segunda-feira, 31, das 9h às 16h

Com o objetivo de assegurar a imunização das crianças contra a Covid-19 antes da volta às aulas presenciais, a Prefeitura de Manaus terá pontos de vacinação temporários em quatro unidades de ensino da rede municipal.

Publicidade

Os pontos começam a funcionar na próxima segunda-feira, 31, das 9h às 16h, para o atendimento dos estudantes de 5 a 11 anos, com comorbidades e deficiências permanentes (PcDs), e de 6 a 11 anos, sem doenças preexistentes. Nos locais, também poderão ser atendidas crianças da mesma faixa etária, que não estejam matriculadas em escolas municipais, mas sejam moradoras do entorno.

A ação está sendo viabilizada por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed) e atende à orientação do prefeito David Almeida, de facilitar o acesso dos pais e responsáveis aos locais de vacinação, garantindo que as crianças estejam protegidas quando retornarem às salas de aula.

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 28/1, na sede da Semsa, gestores e técnicos das duas secretarias acertaram detalhes da vacinação, que terá caráter temporário, permanecendo em cada escola por um período de sete a dez dias.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou que a abertura da vacinação em escolas amplia a capacidade de atendimento da Semsa, que já opera em grandes pontos estratégicos exclusivos para o público infantil. “Além disso, a imunização fortalece o trabalho que a Semed já desenvolve em relação à saúde da comunidade escolar”.

O secretário de Educação, Pauderney Avelino disse que parceria com a Semsa é mais uma oportunidade de garantir a segurança e a saúde da comunidade escolar. Por esse motivo, reforça que os pais ou responsáveis não percam esta oportunidade.

“Nós queremos garantir um retorno às aulas seguro e por isso peço que os pais ou responsáveis pelos nossos alunos não deixem de levá-los até as unidades de ensino, que estarão disponibilizando a vacina contra a Covid-19, a partir de segunda-feira. Precisamos agir juntos, só assim conseguiremos combater esse vírus”, pontuou Pauderney.

Atualmente, mais de 153 mil crianças, de 5 a 11 anos, estão matriculadas em escolas da rede municipal de ensino.

Locais

As unidades de ensino onde a vacina contra a Covid-19 será oferecida são o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, no Lago Azul, zona Norte; o Cime Senador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste; o Cime Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graziela Ribeiro, localizado no bairro Alvorada 2, zona Oeste.

Além disso, os pontos de vacinação do Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste, e o do Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, darão apoio ao atendimento dos estudantes de 5 a 11 anos que residem nestas regiões.

Com os pontos de atendimento nas escolas, passam a ser nove os locais de vacinação da campanha municipal de imunização contra a covid-19 para o público infantil.

Em todos esses locais podem ser vacinadas as crianças da faixa etária contemplada, que não apresentarem sintomas de doenças na fase aguda e que não tenham sido vacinadas para outras doenças nos últimos 15 dias.

Publicidade

Leia mais

Contrair covid após 1ª dose pode atrasar 2ª, que deve ser mantida

elayne

Prefeitura informa que Manaus está sem doses de vacina contra a Covid para o público de 5 a 11 anos

elayne

A importância do automonitoramento no controle do diabetes: dicas e opções

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais