Conexão Amazônica
GERAL

Em parceria com o Hemoam, Distribuidora Atem apoia ação no Dia Nacional do Doador de Sangue

Publicidade

A pandemia de coronavírus impactou diretamente no número de doações de sangue nos últimos meses. Hemocentros de todo o país tem realizado campanhas convocando voluntários. Em Manaus, não tem sido diferente. A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) tem realizado diversas mobilizações. A próxima será no Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no próximo dia 25 e que contará com o apoio da Distribuidora Atem.

A gerente de Marketing da Atem, Monique Lasmar, diz que mais uma vez a empresa se une ao Hemoam em prol de uma causa nobre e que é capaz de salvar tantas vidas. Além do apoio na ação, com doações de materiais, a Atem também realiza uma mobilização interna para que os colaboradores sintam-se motivados a doarem sangue.

Os interessados em doar podem procurar diretamente o Hemoam. No local, passarão por todo o processo de triagem. A programação do Dia Nacional do Doador de Sangue inclui, ainda, homenagens a parceiros da fundação.

Seja um doador – O doador deve ter ter idade acima de 18 anos e portar um documento oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, porém devem estar acompanhados de seus pais ou responsáveis legais. É necessário estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), pesar acima de 50 quilos, ter tido uma boa noite de sono (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não ter ingerido medicamento e nem bebida alcoólica.

Conforme a Última Norma Técnica, pessoas que tiveram malária poderão doar sangue após um ano de cura da doença. E pessoas que estiverem com gripe ou resfriado, por exemplo, devem esperar 30 dias para doar, após melhorarem os sintomas. Já quem testou positivo para a Covid-19, não poderá doar por um período de 30 dias, após a recuperação completa. E aquele que teve contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram infecção pela doença são considerados inaptos por 30 dias, após o último contato com essas pessoas.

Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, algum tipo de câncer, Doença de Chagas ou se foi submetido a transplante de órgãos ou de medula, não poderá participar da doação. O Hemoam obedece a normas do Ministério da Saúde, que visam oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.

Publicidade

Leia mais

Juliano Laham descobre tumor: “Conto com as orações de vocês”

elayne

Sexo tântrico para iniciantes: 10 passos básicos para uma noite de prazer

elayne

Aplicação de emendas impositivas contra a Covid-19 começa pelos profissionais de saúde

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais