Conexão Amazônica
GERAL

Em primeira reunião no CCC, prefeito homenageia servidores da Previdência e diz que Manaus é ‘cidade inteligente’

Publicidade

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, realizou na manhã desta segunda-feira, 14/12, a primeira reunião de secretários no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que está totalmente mobiliado e em fase final de instalação dos recursos tecnológicos, já com 100% das operações de trânsito em funcionamento. “É uma obra revolucionária e com ela estaremos, definitivamente, na condição de cidade inteligente”, afirmou Arthur, ao revelar que, até o fim do mandato, vai usar o local para trabalho.

Na ocasião, o prefeito Arthur Neto recebeu a placa da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), referente à premiação de 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos, conquistado no início de dezembro, em Fortaleza (CE), assim como a Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS), obtida em outubro deste ano e a confirmação da renovação da certificação ISO 9000.

Publicidade

“Nós temos, sem dúvida, a melhor Previdência do país e talvez a única com autonomia de gestão”, disse o prefeito Arthur Neto. Ele usou como comparação a luta pela autonomia do Banco Central, que já vem desde a época do governo Fernando Henrique e cujo projeto de Lei Complementar já foi aprovado pelo Senado e está em tramitação na Câmara dos Deputados. “Há um apego ao poder que não consigo entender nem explicar e isso foi o que fez nosso país enfrentar crise atrás de crise e uma recessão sem tamanho, porque a autonomia do Banco Central ainda não foi transformada em lei. Eu quis fazer a Previdência Municipal autônoma, longe da influência de mandatos de prefeitos e outros políticos”, explicou.

O prefeito também entregou diplomas de honra ao mérito a servidores da Manaus Previdência, órgão que administra a Previdência municipal, pelo desempenho obtido durante seus oito anos de gestão, que foram responsáveis pelas conquistas nacionais da Previdência, entre elas o prêmio Abipem e a Certificação Pró-Gestão RPPS, obtida em outubro deste ano, com nota máxima, tornando-se a única capital brasileira a alcançar o nível 4, após auditoria externa do governo federal. Para evitar aglomeração, o diploma de Honra ao Mérito foi entregue simbolicamente a representantes dos diversos setores da Previdência.

“A Previdência de Manaus é respeitada no país inteiro, ganhou todos os prêmios que tinha que ganhar e acabou de trazer mais um. Fomos galgando esse respeito, acertamos todos os procedimentos e hoje está aí a Manaus Previdência, capaz de garantir as aposentadorias e benefícios para todos os segurados”, afirmou. “Manaus hoje tem crescimento e maturidade institucional, boa relação com todos os poderes. Manaus hoje é uma cidade que surpreende por isso, e esse avanço não dá para mensurar, mas propicia todas as obras para melhoria da cidade”, disse.

Os resultados alcançados com a Previdência manauara nos últimos anos, recebedora de prêmios de excelência em gestão, é a coroação do objetivo estipulado no “Planejamento Estratégico Manaus 2030”, de elevar o padrão da eficiência da gestão municipal e tornar sustentável a Previdência municipal. A recuperação dos ativos, de reestruturação de governança corporativa foi a principal responsável para que a Manaus Previdência alcançasse o nível 4 do Pró-Gestão, a certificação da ISO 9001/2015 e fosse referência nacional para os outros regimes próprios.

“Todos os servidores e colaboradores da Previdência, desde os servidores da portaria até o conselho municipal, todos nos engajamos a esse projeto. Nosso esforço foi imprescindível, mas o apoio do prefeito foi fundamental para alcançarmos os objetivos. Agradeço a ele por ter permitido que escrevêssemos esse capítulo na história, colocando nossos segurados acima de tudo”, ressaltou a diretora–presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

Centro de Controle

As instalações físicas do Centro de Cooperação da Cidade foram inauguradas em agosto deste ano, pelo prefeito Arthur Neto, e já recebeu todo o mobiliário, faltando apenas alguns detalhes da instalação de equipamentos tecnológicos e sistemas. Localizado no cruzamento das avenidas Efigênio Salles e Umberto Calderaro Filho, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, o CCC irá integrar o trabalho de diversas secretarias, dando maior celeridade às demandas da capital, ajudando no transporte, na saúde, segurança pública, resiliência, entre outros. É uma ampla sala para soluções de crises, planejamento de ações e respostas rápidas às situações do cotidiano.

“Já estamos recebendo os últimos insumos para o vídeo on e isso aqui, junto com o Casarão da Inovação Cassina, é a cidade inteligente. Manaus entra em outro nível de relação administrativa e vou passar a despachar daqui como um ato simbólico”, disse o prefeito. O chefe do Executivo municipal explicou que a obra vai beneficiar, principalmente, o próximo prefeito. “Fiz pensando na cidade, no interesse público, em metropolizar essa cidade. É uma declaração de amor a Manaus”, sustentou.

O sistema, que integrará as informações do poder público municipal, é chamado de “software de inteligência” e vai unir dados de secretarias, partindo do conceito de atendimento que, hoje, elas já fazem, porém de forma separada. O monitoramento da cidade vai ser feito por meio de câmeras espalhadas em todas as zonas.

Um dos serviços que já está em operação no CCC é o Disk Trânsito – 0800 092 1188 –, que funciona em regime 24 horas, pelo qual o cidadão pode pedir a presença de agentes de trânsito, informar ocorrências de trânsito e solicitar informações sobre serviços oferecidos pela gestão de trânsito da Prefeitura de Manaus. O setor de radioconferência e monitoramento via rádio, também já está em operação.

Fotos – Mário Oliveira / Semcom


Texto – Jacira Oliveira / Semcom

Publicidade

Leia mais

Ipaam recebe aparelhos eletrônicos para apoiar na execução de Programa Paisagens Sustentáveis

elayne

Sine Amazonas divulga 77 vagas de emprego em diversas áreas para esta quinta-feira (07/10)

elayne

Baterista é agredido por cliente após desentendimento em bar de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais