Conexão Amazônica
CIDADESDESTAQUE

Em Urucará, Defensoria apura violação de direitos a moradores do bairro Grande Vitória

Publicidade

Famílias que moram no local relatam ausência de serviços básicos, como energia elétrica e água encanada, devido a conflitos fundiários.

O Polo Médio Amazonas da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) instaurou um procedimento coletivo para apurar a possível violação de direitos aos moradores do bairro Grande Vitória, no município de Urucará. Desde 2019, aproximadamente 120 famílias em situação de hipervulnerabilidade vivem no local, que é alvo de uma disputa judicial.

Publicidade

De acordo com a Defensoria, entre os principais problemas relatados pelos moradores estão a ausência saneamento básico, iluminação pública, pavimentação das vias, água encanada, dentre outros, já que a Prefeitura do município e as empresas responsáveis pelo fornecimento de água e energia alegam que a área está em conflito judicial.

Os moradores procuraram a Defensoria Pública após tomarem conhecimento de uma ação de reintegração de posse e da destruição de algumas construções, sem autorização judicial e ainda pendente de realização de audiências. Além da ação possessória, a propriedade do terreno também está sendo discutida em uma ação de inventário envolvendo partes diferentes.

“O local abriga famílias hipossuficientes e vulneráveis, com muitas crianças, idosos e pessoas com deficiência, que passam por momentos de aflição. Já expedimos ofícios para o Poder Público Municipal, órgãos e entidades públicas buscando esclarecimentos sobre a omissão das políticas públicas na região, bem como acerca do imbróglio envolvendo o terreno, e estamos aguardando as respostas”, afirmou a defensora pública Mirella Maciel, responsável pelo procedimento.

A Defensoria já solicitou à Prefeitura de Urucará, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), as secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMAS) e Educação (Semed), o Cartório de Registro de Imóveis de Urucará e a Câmara Municipal informações acerca da prestação de serviços básicos à comunidade e aguarda as respostas para avaliar as providências a serem tomadas.

Texto: Isabella Lima
Fotos: Divulgação-DPEAM

Publicidade

Leia mais

Prefeitura instala mais de 25 mil pontos de iluminação a LED por toda a cidade nos primeiros 180 dias de gestão

elayne

Sinetram prorroga isenção da taxa da segunda via do cartão PassaFacil até sexta-feira

elayne

Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais deste ano

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais