Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Em votação na Assembleia Legislativa, deputados aprovam reajuste de 8% no salário de educadores

Publicidade

A proposta foi enviada pelo governador Wilson Lima (UB) no dia 7 de junho, por mensagem governamental. Apenas dois parlamentares votaram contra o reajuste

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) aprovou, nesta terça-feira (20), com dois votos contrários, o reajuste de 8% no salário dos profissionais da educação. A sessão plenária não teve transmissão pelos canais digitais do legislativo e foi marcada por protestos dos profissionais que estavam na galeria.

Publicidade

A proposta foi enviada pelo governador Wilson Lima (UB) no dia 7 de junho, por mensagem governamental. Além do reajuste de 8% no salário da categoria, o projeto de lei permite a concessão de Regime Complementar para secretários escolares e coordenadores distritais e regionais.

Foram contra a proposta os deputados Wilker Barreto (Cidadania) e Mayra Diaz (Avante). Wilker chegou a encaminhar uma emenda ao projeto propondo o retorno do reajuste ao patamar de 15,19% inicialmente acordado entre o governo e os professores, mas que foi retirado após Wilson Lima alegar envolvimento político-partidário na organização da greve que durou cerca de duas semanas. A emenda foi rejeitada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) por falta de estudo de impacto orçamentário.

De acordo com o PL, o reajuste dado a título de data-base, referente a 2022 que venceu em março, será concedido aos servidores da Seduc, integrantes dos grupos ocupacionais do Magistério, de Profissionais de Nível Superior, Médio e Fundamental, a contar retroativamente a partir de 1º de março de 2023.

Outra medida prevista na mensagem é a alteração do dispositivo para a enumeração dos servidores que poderão trabalhar em regime complementar, até no máximo 40 horas semanais, de acordo com a necessidade. Neste caso, os servidores receberiam vencimento proporcional à carga horária trabalhada adicional.

(Foto: Alberto César Araújo/Aleam)

Giovanna Marinho /@acritica

Publicidade

Leia mais

Volta às aulas presenciais: alunos da rede estadual deverão seguir protocolos de segurança

elayne

Colégios Militares do Amazonas têm desempenho acima da média em avaliação nacional

elayne

Seduc alerta escolas sobre ameaças de golpistas que exigem dinheiro via PIX no Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais