Conexão Amazônica
DESTAQUEINTERNACIONAL

Embaixador brasileiro na Argentina é chamado a Brasília para consultas

Publicidade

Na linguagem diplomática, gesto é considerado forma de protesto

O embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli, foi chamado a Brasília nesta segunda-feira (15) pelo governo brasileiro para consultas. Na linguagem diplomática, a chamada para consultas é uma forma de protesto.

“O deslocamento do embaixador à capital federal tem o propósito de repassar, de maneira aprofundada e pessoal, os principais temas do relacionamento entre Brasil e Argentina com interlocutores no governo brasileiro”, informou o Itamaraty.

A expectativa é que Bitelli reassuma suas funções em Buenos Aires na semana que vem.

Em Brasília, o embaixador teve encontros com o chanceler Mauro Vieira e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante almoço de recepção oficial ao presidente da Itália, Sergio Mattarella.

A iniciativa de convocar o embaixador ocorre em meio à piora na relação entre Lula e o presidente Javier Milei, dias após o chefe do governo argentino participar de uma conferência conservadora em Balneário Camboriú, Santa Catarina, que contou com presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e figuras da extrema-direita brasileira. Na ocasião, Milei deixou de ir à Cúpula de Chefes de Estado de Países do Mercosul, no Paraguai, o que foi alvo de críticas.

Edição: Nádia Franco

Foto: Felipe Portilla

Publicidade

Leia mais

Reabertas as inscrições para a capacitação gratuita em projetos esportivos até 15 de abril

Daly Ruiz

Em noite de Amazonas FC e Flamengo na Arena, Atem comanda a vibração da torcida durante o pré-jogo

elayne

Saúde mental em foco: empresa especializada destaca práticas para evitar afastamentos por questões emocionais

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais