Conexão Amazônica
GERAL

Embaixador nega interferência em importação e diz que prioridade é combater Covid-19

Publicidade

O novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, negou interferência em compras de equipamentos contra a Covid-19 e afirma que a prioridade é ajudar Brasil no combate a pandemia.

O novo embaixador enviado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o Brasil, assumiu o posto na semana passada e convocou, para esta terça-feira (07), uma coletiva com a imprensa brasileira. Ele foi sabatinado e aprovado pelo Senado em fevereiro.

Publicidade

Segundo o novo embaixador, a prioridade, neste momento, é ajudar o governo brasileiro no combate à pandemia da Covid-19, além de auxiliar os 260 mil norte-americanos que vivem no Brasil. Chapman negou que os Estados Unidos estejam boicotando compras do Brasil na China de equipamentos para o combate ao coronavírus.

O ministério da Saúde do Brasil tem relatado dificuldades em adquirir equipamentos na China. O consórcio de governadores do Nordeste, informou, na semana passada, que uma empresa chinesa cancelou, sem explicar o motivo, a venda de 600 respiradores para o Ceará e a Bahia.

Já o governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que 200 respiradores que tentava adquirir nos Estados Unidos foram confiscados. O embaixador norte-americano disse que não há informações de bloqueios ou confiscos de materiais para o Brasil.

Questionado se a China estaria usando o comércio de produtos contra a Covid-19 para ganhar influencia geopolítica, Todd Chapman disse que não vê dessa forma.

O novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil já morou aqui na década de 1970 e, antes de virar assumir a embaixada no Brasil, foi embaixador no Equador entre 2016 e 2019. Também já desempenhou funções diplomáticas na Bolívia; Costa Rica, Nigéria, Taiwan e Afeganistão.

Fonte: EBC

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus apoia 23 eventos julinos neste fim de semana

elayne

Prefeito David Almeida vistoria nova iluminação especial da ponte Benjamin Constant

elayne

Programa “Asfalta Manaus” da prefeitura recupera mais ruas na zona Sul da capital

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais