Instituição que tem exercido um papel importante na missão de apurar o número exato de infectados pela Covid-19 no Amazonas, condição essencial para a definição das estratégias de combate à doença, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AM) recebeu, na semana passada, R$ 2 milhões para ampliar a realização e o processamento de exames de diagnóstico.
O recurso faz parte do montante de R$ 18,1 milhões providenciados pelo senador Eduardo Braga (MDB/AM), por meio de emendas ao Orçamento da União, e direcionados exclusivamente para investimentos nos serviços de saúde oferecidos aos amazonenses.
Além do Lacen-AM, a capital Manaus, prefeituras do interior e dois órgãos de ponta – as fundações Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON) e de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD) -, foram contemplados com as verbas federais.
Segundo Cristiano Fernandes, diretor técnico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) – a qual o Lacen-AM é vinculado, o reforço financeiro será aplicado em melhorias na estrutura física do Lacen-AM. Uma delas é a ampliação do laboratório de virologia, onde é feito o diagnóstico molecular da Covid-19. “Isso vai ampliar a nossa capacidade técnica para detecção de vírus respiratório, especialmente a Covid-19, que tem sido um desafio para o Amazonas”, explicou ele em vídeo encaminhado ao senador.
Confira a manifestação de Fernandes: https://www.facebook.com/EduardoBraga15/videos/286486732383164
Em outra ocasião, Rosemary Costa, diretora-presidente da FVS-AM, afirmou, ainda, que o recurso será utilizado para aquisição de um pipetador automático, equipamento para acelerar a liberação dos exames. “Isso vai agilizar muito a etapa do processo de extração do DNA dos vírus, reduzindo o tempo de processamento de quatro horas para uma hora”, disse.
Mais de 20 mil – Ontem, 20 de maio, o número de casos confirmados da doença no AM chegou a 23.704, com 1.561 mortes registradas.
Assessoria de imprensa