Conexão Amazônica
CURIOSIDADEDESTAQUE

Entenda o que é o líquido vermelho que sai da carne; spoiler: não é sangue

Publicidade

Apesar de parecer com sangue, a cor avermelhada vem de uma proteína chamada mioglobina, presente nas células de fibras musculares do boi.

Se você é daqueles que adora se referir à carne malpassada do churrasco como “sangrando”, saiba que está usando a expressão de forma errada. O que escorre não é sangue – ou, pelo menos, não pode ser chamado de sangue, apesar de conter uma pequena parte dele.

Trata-se de um líquido formado, principalmente, por uma proteína chamada mioglobina (responsável por deixar essa cor avermelhada) e água. Contém também outros nutrientes, entre eles, uma pequena parte de hemoglobina, proteína do sangue.

Composição do líquido da carne — Foto: Bianca Batista e Dhara Assis/g1

Composição do líquido da carne — Foto: Bianca Batista e Dhara Assis/g1

g1 conversou com médicos veterinários que elencaram alguns fatos que podem ajudar a entender como esse líquido se forma e por que ele é confundido com sangue. Veja a seguir.

🐂O sangue do boi é retirado logo após o abate: uma das primeiras etapas da produção da carne é a sangria, um procedimento que acontece assim que o animal é abatido. Antes, ele é insensibilizado, ou seja, deixa de receber estímulos externos, uma norma que faz parte das regras de abate humanitário no Brasil.

Depois, ele recebe um corte no pescoço para escoar o sangue. O que sai é reaproveitado nos abatedouros para fazer outros subprodutos da indústria animal, como a farinha de sangue, usada em rações.

Nesse processo, até 80% do sangue é retirado, mas há um resquício que continua nos órgãos e músculos, explica a médica veterinária Angélica Simone Cravo Pereira, professora do Departamento de Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP).

🥩O boi precisa “virar carne”: após a sangria, a carcaça do animal é submetida a vários processos de preparação até chegar na fase do resfriamento. É aí que os músculos do animal se transformam em carne, própria para consumo humano.

Nessa fase, o pH precisa diminuir, para evitar risco de contaminação, como a formação de bactérias no alimento. Em paralelo, algumas enzimas agem para deixar a carne mais macia.

⚖️Perda de líquido: depois do resfriamento, a carcaça ainda passa pela desossa, onde os cortes são feitos. Em seguida os pedaços são embalados e transportados para açougues e supermercados.

Durante essa jornada, e até mesmo no manuseio doméstico da carne, é possível que haja um pouco de perda de um líquido vermelho, que muitas vezes é confundido com sangue.

🩸Não é sangue! A aparência pode confundir, mas o que sai da carne bovina é um líquido composto majoritariamente por água e mioglobina, uma proteína presente nas células das fibras musculares do boi, segundo os médicos veterinários Alessandra Silva Dias Campos e Felipe Machado Sant´Anna, professores do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

A mioglobina se junta ao oxigênio que vai para as células e ajuda a transportá-lo e armazená-lo nos músculos dos animais. É ela que faz esses tecidos serem vermelhos e, consequentemente, o líquido que sai da carne.

🤔Mas tem um pouco de sangue: apesar de ser em menor proporção, existem outros nutrientes nesse fluido, incluindo hemoglobina, que é a proteína encontrada dentro das células do sangue.

“A maior parte é água e mioglobina. O restante é uma mistura do que sobrou de hemoglobina no músculo depois da sangria com outros nutrientes, como ferro, zinco e complexo B”, pontua a professora Angélica Simone Cravo Pereira.

Fonte: O Globo

Foto: Reprodução

Publicidade

Leia mais

PC-AM prende homem condenado a cinco anos de reclusão por tráfico de drogas

elayne

Em Rio Preto da Eva, PC-AM prende homem por estupro de vulnerável cometido contra enteada

elayne

Um voto errado gera consequências para os próximos quatro anos”, alerta David Almeida

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais