Escolas da Prefeitura de Manaus, localizadas na zona Leste da cidade, receberam, na manhã desta quarta-feira, 22/5, visita da equipe técnica, pedagógica e de infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo da ação é acompanhar de perto a situação dos prédios e verificar quais necessitam de reparos.
A secretária de Educação, professora Dulce Almeida, acompanhada dos subsecretários de Gestão Educacional, Júnior Mar, e de Infraestrutura e Logística, Marcelo Campbell, conversaram com os gestores e professores estudantes.
“Quero sempre poder conversar com todos que fazem a educação de Manaus. Estamos aqui com todos da nossa equipe conversando com os gestores, professores e alunos, porque são eles que conhecem a realidade da escola e nós vamos atender e proporcionar tudo o que eles precisarem”, disse a titular da pasta.
A visita aconteceu nas escolas Francisco Nunes da Silva, São Sebastião, Americo Gosztonyi e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prof.ª Maria Amélia Tavares Lopes, todas no Puraquequara.
Francisco Nunes da Silva foi a primeira escola a receber a visita. Nesta unidade, a solicitação é da construção de uma quadra poliesportiva para atender os 722 estudantes, que há 16 anos lutam por isso. Também será construída, com recurso próprio, uma creche ao lado da escola, que deve ser entregue em 2025.
“É uma honra poder receber e conversar com toda a equipe da Semed. Pela primeira vez recebemos uma equipe completa aqui para conhecer as nossas necessidades, e aqui o que mais queremos e lutamos é pela construção da quadra, para que os nossos alunos façam atividades físicas”, disse a comunitária, Raimunda Barbosa.
A escola Américo Gosztonyi nunca tinha recebido obras desde a inauguração, em 2004. O local passa por uma reforma e ampliação, e agora já tem muro que antes não tinha. Serão construídos uma quadra poliesportiva, 10 salas de aulas, banheiros para os alunos (masculino, feminino) e para os professores, sala dos professores, biblioteca, sala de recurso, Centro de Tecnologia Educacional (CTE), entre outros.
Mesmo com a construção, os 200 alunos, que são atendidos atualmente, não ficaram sem estudar. Com a entrega do novo prédio o número de estudantes dobrará.
A professora Maria de Jesus dos Santos leciona no local há 12 anos e conhece bem a realidade e diz estar agradecida por essa reforma. “A realidade que vivíamos era de uma escola sem muro, salas de aula forradas com TNT, sem conforto nenhum. Essa ampliação vai trazer muitos benefícios para os alunos e também para os professores, que mesmo com todas as dificuldades nunca desistiram da sua missão. Todos nós agradecemos muito o olhar do prefeito, David Almeida e da secretária Dulce para a nossa comunidade”, agradeceu a professora.
Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Mário Oliveira / Semed