Conexão Amazônica
SAÚDE

Equipe do Ministério da Saúde visita unidades da prefeitura para conhecer modelo de Parceria Público-Privada

Publicidade

Uma equipe de técnicos do Ministério da Saúde visitou, nesta quinta-feira, 17/3, duas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, que funcionam no modelo de Parceria Público-Privada (PPP). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem, em sua estrutura, 218 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das quais 78 já usam o modelo de PPP. O formato chamou a atenção do Ministério da Saúde, depois que Manaus se destacou no ranking nacional do Previne Brasil, passando a ocupar o primeiro lugar na prestação de serviço na saúde pública.

O subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Semsa, Nagib Salem, contou que os resultados apresentados pela saúde municipal despertaram o interesse da equipe de Financiamento da Atenção Primária e, após duas conversas prévias, incluindo uma reunião da gestão da Semsa com o Ministério da Saúde, em Brasília, o coordenador-geral veio conhecer o modelo.

“Esse é um modelo que já existia na secretaria, mas somente após atualizações realizadas no ano passado, orientadas pela secretária Shádia Fraxe, com ajustes nos processos de trabalho, nosso desempenho melhorou muito, a ponto de poder vir a servir de modelo para todo o país”, observou Nagib.

O coordenador-geral de Financiamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Gregory Carvalho, explicou que as métricas de avaliação do Novo Modelo de Financiamento para a Atenção à Saúde Primária (APS) mostraram que o desempenho da saúde na capital cresceu e que a PPP pode servir de modelo para outros municípios do Brasil.

“A gente já sabe que muitos municípios têm procurado Manaus para entender a dinâmica da PPP e a forma como ela é aplicada na capital para o alcance desses resultados, e nós do Ministério da Saúde, também fizemos esse movimento”, pontuou.

Desembaraço

De acordo com o subsecretário de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, um dos principais pontos da PPP é a redução da burocracia, o que permite a solução de problemas de forma mais rápida. “Foi exatamente essa experiência que a equipe do Ministério da Saúde veio conhecer e que recebeu elogios por parte dos técnicos. Foi uma visita muito positiva”, destacou.

Texto – Sandra Monteiro / SemsaFotos – Camila Batista / Semsa

Publicidade

Leia mais

Dia Nacional de Combate ao Bullying

Daly Ruiz

Covid-19: Brasil registra mais 1.274 mortes e 52.160 casos

elayne

Em parceria com Governo do Amazonas, prefeitura de Eirunepé realiza remoção aérea de paciente para Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais