Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Escolas da Prefeitura de Manaus realizam ações em alusão à Semana do Meio Ambiente

Publicidade

Técnicas de cuidados com a horta escolar, palestras, mutirão de limpeza e confecção de material didático por meio da reciclagem, são algumas das atividades desenvolvidas pelas escolas da rede municipal de ensino, da Prefeitura de Manaus, em alusão à Semana do Meio Ambiente, juntamente com o projeto “Manaus, te quero verde”, lançado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), na última quarta-feira, 2/6. As ações envolvem alunos e familiares.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Doutor Fernando Trigueiro, Japiim, zona Sul, que atende 410 crianças do maternal e o 1º e 2º períodos, criou o projeto “Cuidar do Meio Ambiente também é coisa de Criança”, que tem o objetivo de proporcionar a sensibilização da comunidade, especialmente dos alunos, para a importância da participação de todos, no cuidado e na preservação do meio ambiente.

Dessa forma, a unidade de ensino construiu uma horta que é cuidada pelas crianças e professores, como explica a gestora Rejane Regis da Silva.

“Nossa escola é cimentada, mas em um espaço pequeno criamos uma horta, de onde vamos tirar verduras e legumes para a merenda escolar. Quem vai cuidar do espaço são as crianças com ajuda dos professores, da equipe de serviços gerais e de todos que fazem parte da comunidade escolar. Além da horta, explicamos sobre o cuidado com o lixo, com o perigo da água parada e outros temas importantes”, pontua.

Creche

Já na creche municipal Tude Moutinho da Costa, na comunidade Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona Norte, a participação dos pais ou responsáveis é de extrema importância, para que a consciência ambiental aconteça desde cedo. A creche atende 209 crianças de 1 a 3 anos, no maternal 1, 2 e 3.

Conforme a gestora da unidade, Simone Brelaz, o projeto “Verde, quero ver-te” tem o objetivo de conscientizar, implementar e executar atividades socioambientais internas e externas da creche de uma forma que possa alcançar o bem-estar da comunidade e do meio ambiente.

“Esse projeto, além de trabalhar a conscientização, traz a comunidade para perto da creche. Dessa forma, os pais são fundamentais no processo da questão socioambiental, em parceria com as professoras, com plantação de mudas, limpeza e separação de lixos”, informa Simone.

Texto – Érica Marinho / Semed

Foto – Divulgação / Semed

Publicidade

Leia mais

Projeto educacional conecta executivos da Região Norte

Daly Ruiz

Secretarias de Educação suspendem serviço de matrículas

elayne

Em três anos, Cetam já alcançou 355 mil estudantes; 200 mil vagas são esperadas ainda para 2022

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais