Conexão Amazônica
TECNOLOGIA

Escolas municipais participam da seletiva para a 5ª edição da Expocreati

Publicidade

Com uma competição de robô sumô, dezoito escolas, da Prefeitura de Manaus, participaram, na manhã desta segunda-feira, 13/11, da seletiva para a 5ª edição da Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati). O evento aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.

Dessa disputa, quatro escolas do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), serão classificadas para apresentação na Expocreati, que acontece de 22 a 24 de novembro.

Publicidade

O evento, organizado pela DDPM e Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE), tem o objetivo de proporcionar aos estudantes, que participam do projeto do Clube de Linguagem e Programação e Robótica (Procurumim), oportunidade de treino para a competição.

“Esse evento só é possível acontecer, porque tem o apoio do prefeito David Almeida, da secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, e de todos os alunos e dos professores formadores do Procurumim. Todas essas pessoas trabalham em função dos nossos estudantes, que são as estrelas de tudo isso e, no decorrer da vida, não vão esquecer o que estão vivendo hoje”, disse o gerente da GTE, Austônio dos Santos.

A competição dos robôs acontece em cima de uma plataforma, onde um deve empurrar o outro para fora. De acordo com o coordenador do Procurumim, Regis Caria, os robôs seguem um padrão. “Antes de iniciar a robótica, os alunos estudam a programação. Depois desse período, eles iniciam formações em relação à robótica, onde também são preparados para desafios. Cada robô segue um padrão de largura, que é de 20×30, e peso, que pode ser até 1,5 quilo, para que não seja desproporcional de um robô para o outro na hora da disputa”, informou Regis.

O evento aconteceu com muita torcida das escolas. A escola municipal Poeta Mário Miranda Quintana, no bairro Cidade Nova, zona Norte, foi representada pelo aluno Luiz Arcanjo Pereira, 10, do 4º ano. “Nós começamos a montar o robô no início deste mês. Antes de começar a disputa, estava muito nervoso, porém confiante. Quando vi que o robô adversário estava de lado, aproveitei para derrubar e ganhamos”, comentou um dos finalistas.

Já o aluno Francisco Belo, da escola municipal Francisca Mendes, no bairro São José 2, destruiu o robô do adversário. “Eu pensei em fazer a técnica que já estava treinando, mas, na hora, resolvi mudar e bati no robô, que caiu da plataforma e desmontou”, mencionou Francisco, que está confiante em participar da Expocreati.

Foram classificadas para a exposição as escolas Lili Benchimol, Tereza Rosa Aguiar Abtibol, Poeta Mário de Miranda Quintana e Francisca Mendes.



Texto – Érica Marinho/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed


Publicidade

Leia mais

Alunos desenvolvem acessório que ajuda na locomoção de deficientes visuais

elayne

WhatsApp, Instagram e Facebook ficam fora do ar nesta sexta-feira

elayne

Fototerapia poderá ser usada no combate ao coronavírus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais