Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Escolher o travesseiro errado pode causar dores na coluna e no pescoço, alerta especialista

Publicidade

Ortopedista da Hapvida explica como o uso inadequado pode afetar a postura e dá dicas sobre o modelo ideal
Dormir bem é essencial para a saúde, mas muitas pessoas não percebem que um dos principais vilões das dores no pescoço e na coluna pode estar bem próximo à cabeça: o travesseiro. O modelo inadequado pode causar desalinhamento da coluna, tensões musculares e até problemas crônicos de postura.

Os travesseiros variam em altura, firmeza e material. Os de espuma viscoelástica (NASA) se moldam à cabeça, enquanto os de látex oferecem mais firmeza e durabilidade. Já os de pena de ganso são macios, mas podem não proporcionar o suporte ideal para a coluna. A escolha certa depende da posição ao dormir e das necessidades de cada pessoa.

Conforme Rodrigo Polo da Costa, ortopedista da Hapvida, o travesseiro tem a função de manter a coluna alinhada durante o sono. Quando é muito alto ou muito baixo, pode gerar sobrecarga na musculatura do pescoço e da região cervical, resultando em dores e até em problemas mais graves, como hérnias.

“Para evitar esses problemas, o ideal é escolher uma opção que respeite a curvatura natural do pescoço. Quem dorme de lado deve optar por modelos mais altos e firmes para preencher o espaço entre o ombro e a cabeça. Já quem dorme de barriga para cima deve preferir travesseiros médios e anatômicos. Dormir de bruços, não é recomendado, pois sobrecarrega a coluna”, explica o ortopedista da Hapvida.

Investir em um modelo adequado e trocá-lo no momento certo é essencial para prevenir dores e garantir noites de descanso mais reparadoras.

“Se a pessoa acorda com dores no pescoço ou percebe que o travesseiro já não volta ao formato original, está na hora de substituí-lo. Manter uma rotina de higiene, como arejar o travesseiro ao sol e utilizar capas protetoras, também ajuda a prolongar sua vida útil e garantir um sono mais saudável”, afirma o especialista.

Sobre a Hapvida
Com cerca de 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 88 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Publicidade

Leia mais

Festival de Parintins 2024: conheça as casas dos bois Caprichoso e Garantido, os famosos ‘currais’

elayne

Operação Infância Perdida: PC-AM resgata cinco irmãs vítimas de abuso sexual pelo Padrasto

elayne

Manaus tem o melhor índice de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre municípios do Estado

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais