Neste sábado (9), crianças e adolescentes participarão do lançamento da 24a edição do projeto Novos Talentos. Neste ano, a obra traz como tema “143 Histórias para Contar”, com produções literárias de alunos do 1° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Médio do Colégio Martha Falcão, em Manaus/AM.
A diretora da instituição, professora Nelly Falcão de Souza, explica que, ao longo do ano, os alunos produzem textos sobre variados temas. “Selecionamos então os melhores trabalhos e definimos quais irão fazer parte do livro”, explica.
Neste ano, segundo Nelly, os alunos exploraram os limites da sua compreensão no mundo e escreveram sobre os amigos, o esporte favorito, a escola, as realidades violentas do homem e da natureza, o medo, a vontade de ajudar o outro e o planeta.
O prefácio desta edição foi escrito pela professora Hilma Roque da Cunha Novoa, que se surpreendeu com a inspiração e conhecimento dos alunos quanto aos mais diversos temas abordados, traduzidos em textos conscientes e fundamentados.
“A engenhosidade inventiva desses alunos é percebida quando, utilizando da linguagem atual, para recontar histórias de longa data, por exemplo, resgatam elementos do cotidiano para trazer novas narrativas sem comprometer o eixo principal dos seus respectivos temas”, destacou a educadora no prefácio.
O lançamento do Novos Talentos vai acontecer na sede da instituição, localizada no bairro Adrianópolis, com direito a sessão de autógrafos com os autores mirins. Além dos alunos e suas famílias, professores e coordenadores, o evento contará com a presença de escritores amazonenses.
A criadora e coordenadora do Novos Talentos, a professora Bernadete Bonini, salienta que o projeto foi pensado e criado para reiterar o gosto pela leitura e pela escrita e para dar voz e vez aos alunos, para que eles possam expressar seus pensamentos, seus interesses e a visão do mundo. Como o colégio Martha Falcão tem como proposta formar um homem integral e crítico, o projeto Novos Talentos tem sido um excelente instrumento, por isso é tão aguardado por todos.
“É um sucesso porque tem a participação efetiva dos alunos e professores e, também, o apoio e o respeito da direção do colégio e dos pais ao texto de cada um dos escritores, sejam frases ou textos mais complexos. Espero que esse projeto esteja sempre presente no calendário da instituição”, declara Bernadete.