Conexão Amazônica
SAÚDE

Esforço repetitivo: Prevenção é a chave contra a LER/DORT

Publicidade

28 de fevereiro é o Dia Mundial de combate a LER/DORT

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são condições que afetam uma grande parcela da população trabalhadora e podem causar dores, desconforto e até mesmo incapacidade para o trabalho. Sejam em trabalhos presenciais ou em trabalhos remotos, quando ocorre o uso intenso de computadores. Desta forma, é preciso redobrar a atenção para prevenir essas lesões.

Celebrado no dia 28 de fevereiro, a data celebra o Dia Internacional de Combate as LER/DORT. Essa data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Amazonas, o monitoramento desse tipo de doença ocorre por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Segundo Cinthia Santos, coordenadora do Cerest no Amazonas, as LER/DORT ocorrem quando há sobrecarga ou movimentos repetitivos em determinadas partes do corpo, como mãos, pulsos, braços, ombros, pescoço e coluna vertebral. A má postura, o uso prolongado do computador e a falta de pausas regulares para descanso são os principais fatores de risco para essas lesões.

“É importante prevenir as LER/DORT, porque são doenças responsáveis pelo afastamento dos funcionários dos postos de trabalho e que também podem vir a comprometer o desempenho das pessoas nas atividades diárias. Pois quando está em nível muito grave, as LER/DORT impedem a realização de tarefas simples, como pentear o cabelo e segurar um copo de água”, destaca Cinthia.

Entre as doenças classificadas como LER/DORT estão: tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, lombalgias, cervicalgia, dedo em gatilho, síndrome do túnel do carpo, dor ciática, capsulite adesiva, lesões de ombro, síndrome cervicobraquial.

É importante ficar atento aos sintomas das LER/DORT, como dores, formigamentos, câimbra, diminuição da força e sensação de peso nas mãos, braços ou costas. Se você perceber algum desses sintomas, procure um médico especialista para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento o mais cedo possível.

Em caso de suspeita de LER/DORT, o trabalhador deve buscar atendimento médico com ortopedista.

Monitoramento

No Amazonas, entre 2002 e 2022, foram notificados 2.050 casos de LER/DORT no Amazonas. Em 2022, foram notificados 69 casos de LER/DORT no Amazonas.

Prevenção

Para prevenir as LER/DORT, é importante adotar algumas medidas simples no ambiente de trabalho ou em casa, como:

  • Usar uma cadeira confortável e ajustar a altura da tela do computador para manter uma postura correta;
  • Fazer pausas regulares para descanso e alongamento a cada hora de trabalho;
  • Praticar exercícios físicos regularmente para fortalecer os músculos e evitar a sobrecarga;
  • Usar equipamentos ergonômicos, como mouse e teclado com apoio para os punhos.

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Por Agência Amazonas

Publicidade

Leia mais

Covid-19: nas últimas 24h, Brasil registra mais de 30 mil novos casos

elayne

Covid-19: mais de 14 milhões estão com segunda dose da vacina atrasada

elayne

Médicos discutem uso da IA em benefício de deficientes visuais

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais