Especialistas auxiliam SES-AM nas ações de combate e enfrentamento à Covid-19


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) criou subcomissões de especialistas formadas por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, que passaram a assessorar o Comitê Intersetorial de Combate e Enfrentamento à Covid-19 nas decisões que envolvem a melhoria da assistência nas unidades hospitalares em situações de emergência.

São três subcomissões de especialistas que auxiliam o Comitê na execução do Plano de Contingência de Enfrentamento à pandemia. Uma para assuntos relacionados à área médica, outra para área de enfermagem e a terceira para área de fisioterapia.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, destaca que, devido à importância das decisões que precisam ser tomadas nesse momento de emergência em saúde pública, os membros das subcomissões são profissionais que estão na linha de frente da assistência do combate à pandemia.

“Enquanto técnicos da ponta, esses profissionais que integram as subcomissões dão apoio ao gabinete de crise, com pareceres, auditorias, avalição de fluxo de pacientes, avaliação de protocolo de atendimento, dirimindo dúvida de manejo clínico de pacientes, entre outros, nas três grandes áreas de assistência (médica, enfermagem e fisioterapia)”, explica Marcellus Campêlo.

É com a orientação e assessoria de especialistas da área médica que a SES-AM tem realizado a reconfiguração de algumas unidades hospitalares que permitem a abertura de novos leitos para o atendimento de pacientes com Covid-19.

A subcomissão de Especialidades Fisioterapeutas, por exemplo, está auxiliando a SES-AM na discussão sobre o uso de novas tecnologias no tratamento da Covid-19 em pacientes, como a utilização de Ventilação Não Invasiva (VNI) para amenizar o desconforto de pacientes com insuficiência respiratória e reduzir o número de pacientes que necessitem de intubação.

Os especialistas das subcomissões atuam sempre que forem convocados pela coordenação do Comitê Intersetorial de Combate e Enfrentamento ao Covid-19, seguindo o que está definido no Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo novo coronavírus, da SES-AM.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *