Conexão Amazônica
SAÚDE

Especialistas vão auxiliar Anvisa sobre uso da CoronaVac em crianças

Publicidade

A agência aguarda parecer de convidados que participaram da reunião desta quinta (13) antes de decidir sobre a autorização

Encerrada a reunião entre a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Instituto Butantan para avaliar o pedido do uso da CoronaVac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, agora a agência aguarda pareceres de especialistas convidados para auxiliar na tomada de decisão sobre a autorização. 

Participaram do encontro, nesta quinta-feira (13), representantes da Sociedade Brasileira de Infectologia, do Departamento de Infectologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), da Sociedade Brasileira de Imunologia e da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva).

Além dos especialistas brasileiros e de técnicos do laboratório chinês Sinovac, desenvolvedor da vacina, pesquisadores chilenos estiveram presentes na reunião, que foi fechada e cujo conteúdo discutido está sob sigilo. 

Sem detalhar o teor do debate, a Anvisa apenas informou que “foram apresentados e analisados dados de pesquisas e estudos feitos pelo governo do Chile durante a aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes naquele país”. As partes interessadas também firmaram compromissos que valerão caso o uso pediátrico da vacina seja autorizado. 

De acordo com informações colhidas pelo R7, o balanço da reunião foi positivo, com discussões promissoras e um clima ameno. Ainda assim, não é possível adiantar uma aprovação do uso da CoronaVac em crianças. 

Como o imunizante não possui registro definitivo no Brasil, a autorização está nas mãos da Diretoria Colegiada, com decisão por maioria simples. Antes, a agência aguarda o parecer dos especialistas convidados, além das análises internas da Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos. 

“A avaliação está entrando na última etapa e próxima da decisão final”, antecipou a Anvisa, mas sem dar data para a apresentação e votação do relatório final. A expectativa do governo de São Paulo é pela aprovação. O estado tem 15 milhões de doses da vacina pediátrica contra a Covid-19 prontas para utilização.

Publicidade

Leia mais

Estudo da Unicamp sugere que covid-19 pode infectar células adiposas

elayne

Menor efetividade da Coronavac abre debate sobre revacinar quem tem mais de 80

elayne

Fiocruz entregará amanhã 1,3 milhão de doses de vacina

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais