Manacapuru tem crescido muito em todos os esportes e há muitos atletas que saíram do município
Manacapuru (AM) – Os esportes de combate têm se fortalecido no município de Manacapuru (distante 98 quilômetros de Manaus) com evolução de atletas, reconhecidos tanto no Amazonas quanto fora do Brasil. Isso demonstra o aumento do apoio ao esporte e o reforço nos treinamentos que estão dando resultados positivos e valorização aos atletas.
Um dos casos de sucesso de esporte de combate é do professor e atleta Allef Teles que atua no Jiu-Jitsu, condicionamento físico de boxe e MMA. O atleta já trabalhou como professor fora do país e conta com uma longa trajetória de vitórias e conquistas nos esportes de combate.
“Primeiro, eu auxiliei nas aulas de jiu-jitsu desde 2014 e em 2017. Comecei a ser o professor na área do jiu-jitsu, condicionamento físico de boxe e MMA. Trabalhei por 2 anos na academia da UFC em Bahrain, nos Emirados Árabes Unidos, fazendo essas funções de professor”, destacou.
Allef Teles descobriu muito cedo a paixão pelos esportes de combate e já participou de campeonatos no Amazonas e em outros Estados brasileiros ainda muito novo
“Comecei na luta aos 7 anos, conquistei inúmeros campeonatos importantes dentro e fora do Amazonas, dos principais aqui dentro conquistei a Copa Osvaldo Alvez cinco vezes, o Campeonato Amazonense também cinco vezes. Fora do estado, já conquistei o Campeonato Brasileiro, Estadual do Rio de Janeiro, Mundial em São Paulo entre outros”, explicou.
Para Allef, Manacapuru tem crescido muito em todos os esportes e há muitos atletas que saíram do município para uma carreira de sucesso.
“O esporte não é só na intenção de formar atletas que destaquem por aí, mas também tirar crianças das ruas para a prática esportiva e ensinar diversas formas para poderem ser um cidadão do bem, não só para as crianças, jovens e adolescentes que se perdem nesse mundo em que estamos vivendo. Como vivi muitos anos fora daqui, quero trazer algo diferente para cidade, trazer um pouco das experiências que tive e participei frequentemente fora do Brasil”, declarou.
Parceria com a prefeitura
Allef está prestes a firmar uma parceria com a Prefeitura de Manacapuru. “Com a ajuda da prefeitura, eu pretendo entrar com um projeto inovador para a cidade, não posso dizer o que é ainda, mas já tenho o projeto todo em mãos e se tudo der certo, teremos futuros campeões saindo da nossa cidade para representar bem nosso município, estado e país”, pontuou.
Um dos exemplos de sucesso que saiu de Manacapuru é o atleta de Jiu-Jitsu Ítalo Almeida, de apenas 18 anos, que tem se destacado no cenário nacional e internacional.
O atleta começou a praticar jiu-jitsu em um projeto social promovido pelo vereador Júnior de Paula no bairro Biribiri, onde o atleta morava e desde então foi só conquistas. Ítalo Almeida é atualmente campeão brasileiro de jiu-jitsu na categoria azul/juvenil/galo, além de ser campeão sul-americano e campeão do Mundial de jiu-jitsu, que ocorre em Dubai. Ele treina na academia Game Fight no Rio de Janeiro.
Outro atleta que saiu de Manacapuru e ganhou destaque foi Whendel Cunha, de 17 anos, que começou a treinar jiu-jitsu no Rio de Janeiro. Whendel enfrentou desafios na área esportiva, mas ainda tem muitos sonhos e expectativas para conquistas no futuro.
“Iniciei no esporte apenas por curiosidade e com o tempo comecei a gostar e me dedicar mais. Para ingressar no esporte em Manacapuru senti um pouco de dificuldade, mas com o tempo fui acostumando e persistindo no meu objetivo. Também comecei no projeto do vereador Júnior de Paula e treino há sete meses na academia Game Fight. Me sinto muito bem e evoluído desde quando cheguei. Meu sonho é são ser campeão em todos os campeonatos que eu for lutar”, afirmou o atleta.
Atletas são exemplos de destaque nos esportes de combate em Manacapuru. A “Terra das Cirandas” ainda tem muito a crescer com investimentos.
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal
*em tempo