Conexão Amazônica
SAÚDE

Essencial para não agravamento da Covid, dose de reforço só chegou a 14,6% do público

Publicidade

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 556 pacientes internados em leitos clínicos e de UTI em Manaus, 276 são pessoas não vacinadas, 157 têm esquema vacinal incompleto e 123 têm esquema vacinal completo

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde Drª. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), estão fortalecendo o pedido à população para que busque a aplicação de sua dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Completar o esquema vacinal com a 1ª e 2ª doses e tomar a dose de reforço (3ª dose) é a principal arma contra complicações que podem ser causadas pela Covid-19; além da 4ª dose, disponível para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.

De acordo com o Vacinômetro Estadual, atualizado diariamente com informações repassadas pelos municípios, a cobertura do Estado com a aplicação da 3ª dose, a primeira de reforço, está em 14,6%, das 2.309.742 pessoas que completaram o esquema vacinal com a 1ª e 2ª dose no Estado, apenas 614.886 tomaram a dose de reforço.

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 556 pacientes internados em leitos clínicos e de UTI em Manaus, 276 são pessoas não vacinadas, 157 têm esquema vacinal incompleto e 123 têm esquema vacinal completo.

Vacinação

O Secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, alerta para que a população reforce sua vacinação para evitar quadros graves da doença.

“O cenário de hoje é de complicações para quem não tomou nenhuma dose da vacina contra a Covid-19 ou está com a segunda ou terceira doses atrasadas, neste período de alta de casos por conta da variante Ômicron. Em torno de 77% dos pacientes que estão internados com Covid-19, em unidades de saúde públicas e privadas do Amazonas, fazem parte desse cenário de falta de vacinação, com esquema incompleto ou não iniciado”, afirmou o secretário.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a dose de reforço é fundamental para manter o nível de anticorpos necessário contra o novo coronavírus.

“A vacina confere proteção contra o agravamento da Covid-19, reduzindo a possibilidade de internação hospitalar e óbito. Porém, a partir de 4 meses, é possível que haja queda nos índices de imunidade daí a importância da aplicação da dose de reforço”, afirma Tatyana.

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 556 pacientes internados em leitos clínicos e de UTI em Manaus, 276 são pessoas não vacinadas, 157 têm esquema vacinal incompleto e 123 têm esquema vacinal completo.

Dose de reforço – As pessoas que quiserem garantir a dose de reforço deverão apresentar a carteira de vacinação, documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (com idade abaixo de 17 anos) e CPF.

Para a população acima de 60 anos, o intervalo para a terceira dose é de, pelo menos, três meses da aplicação da segunda dose. Para pessoas entre 12 e 59 anos, a imunização com a dose de reforço exige um intervalo de, pelo menos, quatro meses.

Quarta dose – Os documentos necessários para a aplicação da 4ª dose são carteira de vacinação, documento de identificação com foto, CPF, e laudo médico ou outro documento que comprove a condição – original e cópia, que ficará retida para controle.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus inicia vacinação de trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e caminhoneiros neste sábado, 5/6

elayne

Prefeitura de Manaus coloca em foco as síndromes hipertensivas na gestação

elayne

Sancionada lei sobre remessa de patrimônio genético ao exterior

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais