Conexão Amazônica
GERAL

Estratégias de monitoramento de casos de tuberculose são apresentados em webconferência

Publicidade


Como parte da programação do Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, data celebrada na próxima quinta-feira, 24/3, a Prefeitura de Manaus realiza, nesta quarta-feira, 23, uma conferência virtual sobre as estratégias de monitoramento dos casos da doença na capital, no evento “Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS)”, que terá início às 14h, pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no endereço https://bit.ly/3Im1TjO, e também pela plataforma Google Meet. 

Os palestrantes do evento serão os enfermeiros Daniel Sacramento, chefe do Núcleo de Controle da Tuberculose e Adriane Valentin, da Divisão de Gestão da Informação e Análise de Situação de Saúde, que irão destacar as estratégias utilizadas pela Semsa para qualificar o atendimento e o monitoramento dos casos de tuberculose em Manaus.

Publicidade

Um dos procedimentos utilizados para monitorar os casos da doença é o telemonitoramento, que vem se fortalecendo como ferramenta para a adesão ao tratamento e consequente aumento no percentual de cura. A segunda estratégia utilizada pelo município é o Dashboard da Tuberculose, painel desenvolvido pelo Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar), com a contribuição do Núcleo de Tuberculose, que tem o objetivo de monitorar o desempenho dos serviços de saúde no controle e cuidado às pessoas com a doença, além de orientar o registro do atendimento no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Atuação

A rede municipal de saúde vem desenvolvendo uma série de ações no mês de março, para reforçar as formas de mobilizar a sociedade a respeito da doença junto à população. As equipes da Semsa vêm intensificando as ações de educação em saúde com o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre os sinais, sintomas e impactos socioeconômicos da doença. As atividades da campanha, que este ano trabalha com o tema “É hora de vencer a tuberculose”, se estendem até 8/4.

— — —

 – Tânia Brandão / Semsa

Foto – Camila Batista / Semsa

Publicidade

Leia mais

CMDU fez análise de 283 processos para licenciamento urbano da Prefeitura de Manaus no semestre

elayne

Em Humaitá, frigorífico busca certificação concedida pela Adaf

elayne

Manaus passa a contar com 30 pontos de coleta seletiva

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais