Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam da 18ª edição da Olimpíada de Matemática

Publicidade

Mais de 50 mil estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, matriculados nas unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta terça-feira, 30/5, da primeira fase da 18ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Quase 140 escolas, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão envolvidas na ação. A prova contou com 20 questões de múltipla escolha.

A competição é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa tem objetivo de identificar jovens talentos no componente curricular de matemática e incentivar o ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.

Publicidade

A coordenadora do programa Matemática Viva, na Semed, Giselle Souza, comentou que a expectativa é positiva para as próximas fases do concurso, pois a rede municipal de ensino tem revelado talentos nesse componente curricular.

“Nosso objetivo é mapear mais talentos nesse componente curricular de matemática, que é tão temido pelos alunos. Temos muitos alunos bons em habilidades para a área de Exatas. Os nossos estudantes, que estão medalhistas no momento, estão motivando os outros a gostarem. Essa competição abre as portas e oportunidades para quem se destaca. Nas edições anteriores, tivemos um número bem satisfatório de medalhistas”, afirmou a educadora. 

A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma avaliação discursiva de seis questões. A divulgação dos aprovados será feita em 2 de agosto, com a realização da próxima fase, prevista para 7 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos).

Talentos

Uma das participantes é a escola municipal Desembargador Oyama Ituassu, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. A unidade de ensino tem sido destaque nas aplicações, conforme explica a gestora Luciana Oliveira.

“A Obmep é uma olimpíada que tem um valor especial para nossa escola. Participamos desde 2018. Em 2021, na 16ª edição, tivemos a honra da medalha de ouro do nosso estudante David Alexandre, que cursava o 7° ano, e mais 12 menções honrosas. A Obmep é um momento de expectativa. Assim, podemos ver o quanto a escola pública pode fazer a diferença na vida dos alunos”, destacou a educadora.

O estudante David Alexandre Silva, 14 anos, irá participar do Encontro de Medalhistas e Premiações da 16ª e 17ª Obmep, entre os dias 4 e 6 de junho deste ano, na cidade de Florianópolis (SC). Atualmente, como estudante do 9° ano, compartilhou que gostou da prova e está entusiasmado em conquistar mais uma medalha.

“Gostei dessa avaliação. Ganhar medalhas é muito significativo, porque é algo muito difícil. Me preparei para essa prova, estudando as provas anteriores da Obmep”, finalizou.

Texto – Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Matheus Perdiz/ Semed

Publicidade

Leia mais

Começa hoje o prazo para matrículas em chamada única do Sisu

elayne

Prefeitura e TJAM realiza capacitação do projeto ‘Justiça Restaurativa’ voltado para servidores da Semed

elayne

FNDE estabelece diretrizes para o Programa Caminho da Escola

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais