Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Estudantes da Semed praticam o aprendizado em gincana municipal promovida pela Prefeitura de Manaus

Publicidade

Trabalho em equipe, amizade, companheirismo, alegria e respeito foram os valores e aspectos trabalhados na 2ª edição da Gincana Municipal do Programa Acelera Brasil, evento realizado pela Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira, 19/12. A atividade lúdica e animada envolveu os estudantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), engajados no programa. O Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, foi o local da competição. 

A Semed oferece o Programa Acelera Brasil desde 2015, que tem o intuito de acelerar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes do 3° ao 5° ano, que se encontram em distorção idade-série. O programa é desenvolvido com apoio do Instituto Ayrton Senna. A gincana municipal reúne as campeãs de cada Divisão Distrital Zonal (DDZ), totalizando sete equipes. 

Para a assessora da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) e coordenadora do Acelera Brasil, Neuza Viana, a atividade coordenada pela Semed oferece aos estudantes experiências que enriquecem suas vidas e seu desempenho escolar.

“O Programa Acelera Brasil é de correção do fluxo e esse momento é importante, não só para testar os conhecimentos, mas também, sobretudo, para resgatar a autoestima, confiança e dizer que eles são capazes. Essa ação é um resgate social que a Semed realiza. Aqui, todas as DDZ se encontram para fazer essa disputa, mas também é um momento de companheirismo e colaboração com todos”, declarou.

Participantes

A professora Anice Amud, da escola municipal Firme na Fé, localizada no bairro Alvorada, zona Oeste, explicou a preparação dos estudantes para a atividade.

“A preparação para essa gincana ocorre durante todo o ano, porque os conteúdos que acontecem aqui foram o que a gente trabalhou em sala de aula. Quando chegamos em dezembro, repassamos o conteúdo e os professores ficam incumbidos de realizar essas atividades diariamente, para quando chegar aqui, os estudantes estarem preparados para a disputa. Os alunos estão muito empolgados com a atividade”, detalhou.

O estudante da escola municipal Firme na Fé e membro da Caravana da DDZ Oeste, João Lemos, 13, do 5° ano, participou da prova da Tabuada da Multiplicação. O estudante achou positiva a ação. “Achei essa atividade muito legal, porque a pessoa aprende mais e se diverte. Gostei da prova”, disse. 

Provas

As dinâmicas desenvolvidas na atividade foram grito de guerra; tabuada da multiplicação; dominó gigante dos sinônimos; leitura de textos; mercadinho da gabi; jogo dos antônimos; trilha matemática; quebra-cabeça; ladeira silábica; perguntas e respostas, entre outras. As melhores equipes foram premiadas com medalhas e troféus. 

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Henrique Silva / Semed

Publicidade

Leia mais

Escolas estaduais são abastecidas com 90 toneladas de merenda escolar para volta às aulas presenciais

Elaine Marques

UNINORTE lança o projeto “Osga nas Escolas 2025”

Daly Ruiz

Instituições de ensino superior se preparam para receber calouros

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais