Estudantes do curso de Direito da UniNorte estão em Urucará (a 259 quilômetros de Manaus) participando até esta sexta-feira (08) da Semana Nacional de Conciliação. Os alunos, que fazem parte do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição, foram convidados para auxiliar nas 155 audiências previstas para serem realizadas no município. A Semana Nacional de Conciliação é uma ação promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça, com o objetivo de agilizar a solução de processos.
Até terça-feira (05) os estudantes já tinham participado de 45 audiências de conciliação. Em Urucará, o evento está sendo conduzido pelo juiz de Direito James Oliveira dos Santos e conta com o apoio da Defensoria Pública Estadual (DPE-AM), Prefeitura e Câmara Municipal, além dos estudantes do NPJ da UniNorte. As audiências em Urucará envolvem processos das áreas Cível, de Família, da Infância e Juventude e de competência dos Juizados Especiais Cíveis.
Segundo o coordenador do NPJ da Uninorte, Wiliam dos Santos Torres Júnior, essa é a segunda vez que os estudantes do curso participam da Semana da Conciliação em Urucará. “É uma oportunidade importante para colocarem em prática os ensinamentos de sala de aula. Eles atuam como conciliadores e vivenciam toda a experiência da resolução de um processo”, afirmou. Além do coordenador participam da ação o professor Erick da Silva Nobre e mais 13 estudantes.
O coordenador reforça que a conciliação é uma ferramenta importante do Direito. “É de conhecimento de todos que a Justiça está sobrecarregada. Dessa forma, é possível resolver de forma simples e amigável diversos processos que tramitam nas varas judiciais”, destacou.
Em todo o Amazonas, serão realizados durante a Semana Nacional da Conciliação, aproximadamente, 10 mil audiências, abrangendo demandas de Juizados Especiais Cíveis e Criminais; Varas Cíveis, Varas de Família; Varas da Fazenda Pública, envolvendo, ainda, demandas de Polos Avançados de Núcleos de Família, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc).