Depois da ajuda ao Brasil de U$3 milhões anunciada nessa quarta-feira (20) pelo governo dos Estados Unidos, o país informou que vai oferecer uma assistência adicional de U$2 milhões, para ajudar o Brasil no combate ao novo coronavírus.
Essa nova doação será investida no apoio às comunidades vulneráveis da Amazônia. As ações incluem a prevenção e controle de infecções, incluindo água e saneamento e o apoio a redes de segurança social, com o fornecimento de kits de alimentos e higiene para comunidades remotas em auto-isolamento.
Os valores anunciados nessa quarta-feira serão aplicados com o suporte dos CDCs, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, norte-americanos que vão atuar lado a lado com a Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde brasileiro.
Esses recursos serão aplicados para melhorar a detecção e o rastreamento de casos de Covid-19, a identificação de áreas de transmissão, o controle de surtos e o fornecimento de dados para uma reabertura segura no Brasil.
Até agora, o valor total de recursos oferecidos pelo país americano chega a cerca de seis milhões e meio de dólares, que equivale a R$37 milhões.