Conexão Amazônica
DESTAQUEINTERNACIONAL

EUA intensificam cerco à Venezuela em operação que ameaça o governo Maduro

Publicidade

Os Estados Unidos ampliaram a presença militar no Caribe e na América Central em uma operação que o governo de Donald Trump justifica como combate ao narcotráfico, mas que analistas avaliam como uma estratégia de pressão direta sobre o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela.

Navios, aeronaves e tropas norte-americanas foram deslocados para a região. Entre os reforços, está o porta-aviões USS Gerald Ford, o maior do mundo. A ação ocorre após Washington dobrar para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à captura de Maduro, acusado de chefiar o Cartel de los Soles, classificado como organização terrorista internacional.

Em pouco mais de um mês, os EUA afirmam ter destruído 18 embarcações ligadas a cartéis no Caribe e no Pacífico, resultando em 70 mortes. O presidente Trump sustenta que cada ataque “salva 25 mil vidas americanas” e sinaliza a possibilidade de ofensivas terrestres.

Segundo fontes citadas pelo New York Times, há várias opções militares em análise, incluindo ações contra autoridades venezuelanas e medidas de controle sobre o petróleo do país. Já a revista The Atlantic relata que Maduro estaria disposto a negociar uma saída do poder, em troca de anistia e segurança no exílio — movimento que a Rússia diz estar pronta a apoiar.

O cerco inclui bombardeiros B-52 sobrevoando a Região de Informação de Voo da Venezuela e helicópteros da unidade de elite “Night Stalkers”, famosa pela operação que matou Osama Bin Laden em 2011.

O chanceler Mauro Vieira afirmou que o presidente Lula deve manifestar “solidariedade regional” à Venezuela na próxima cúpula Celac-UE, prevista para este domingo (9).

Imagem: Reprodução

Publicidade

Leia mais

Presidente Roberto Cidade comanda votação de projeto que aumenta faixa de isenção do IPVA

elayne

Visa Manaus apreende 200 quilos de alimentos impróprios em operação ‘Natal com Saúde’

elayne

Empresários se reúnem no Encontro Manauara de Marketing Digital 2025 para discutir estratégias e inovações em marketing

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais