Conexão Amazônica
MUNDO

Ex-presidente da França morre aos 94 anos

FILE PHOTO: Ex-president of France, Valery Giscard d'Estaing speaks at a lecture in Hamburg February 20 2008. REUTERS/Morris Mac Matzen/File Photo
Publicidade

Giscard d’Estaing presidiu o país de 1974 a 1981

O ex-presidente francês Valéry Giscard d’Estaing, um dos principais arquitetos da integração europeia no início dos anos 70, morreu aos 94 anos, informou o Palácio do Eliseu nessa quarta-feira (2).

Giscard, que comandou a França de 1974 a 1981, havia sido hospitalizado recentemente em Tours, no oeste do país, e estava em tratamento na unidade de cardiologia, segundo a rádio Europe 1, que primeiro noticiou a morte.

Segundo informações de sua fundação, o ex-presidente faleceu devido a complicações relacionadas à covid-19.

Giscard era conhecido por liderar a modernização da sociedade francesa durante seu mandato na Presidência, incluindo medidas como o divórcio por consentimento mútuo e a legalização do aborto, e foi um dos arquitetos da integração europeia.

Eleito presidente aos 48 anos, ele chegou ao poder após anos de comando Gaullista e buscou ser liberal na economia e nas atitudes sociais.

Ele perdeu a candidatura à reeleição, no entanto, para o socialista François Mitterrand.

Na Europa, Giscard estabeleceu um relacionamento próximo com o ex-chanceler da Alemanha Ocidental Helmut Schmidt e, juntos, eles lançaram as bases para a moeda única do euro, com o Sistema Monetário Europeu.

Por Michel Rose – Repórter da Reuters – Paris

Publicidade

Leia mais

Presidente do TCE-AM palestra em encontro internacional de juristas na Ilha da Madeira, em Portugal

Daly Ruiz

Reino Unido proíbe voos da África do Sul devido a novas variantes

elayne

Ilha do Caribe estremece com maior explosão vulcânica de sua história

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais