Consumidores se programam para comprar presentes com antecedência em locais mais movimentados, como no Centro da capital amazonense
O comércio já está sendo preparado para o Dia das Mães, comemorado neste fim de semana. No Centro, há presentes para todos os gostos, estilos e preços, como roupas, sapatos, acessórios e itens de beleza.
A auxiliar de salão de uma loja de roupas, Kelly Alencar, conta que as vitrines foram preparadas especialmente para a data. Quanto às vendas, ela espera que sejam melhores em comparação com o ano passado.
“Segunda e terça, nós vamos arrumar nossa vitrine para ficar mais exposta. E no domingo, vamos funcionar até às 13 horas porque as pessoas deixam para a última hora”, comentou.
Para a data, ela conta que a loja recebeu novas peças que vão agradar principalmente as mães mais antigas.
“As pessoas procuram mais conjuntos e vestidos para senhoras. Para as mães mais jovens é bem difícil a gente vender para elas, porque a tecnologia tomou conta. Nossa expectativa é que melhore 5% em relação ao ano passado”.
A gerente de uma loja de beleza localizada na rua Marechal Deodoro, Suzy Lira Bayma, garante bons preços aos que queiram presentear as mães. Como estratégia para alavancar as vendas, ela aposta em chamar a atenção da clientela. “Com o locutor na frente da loja chamando clientes, eu acredito que vai aumentar as movimentações e vendas”.
Para os que gostam de presentear com sapatos, as sapatilhas são as mais pedidas e vendidas. “Sapatilhas, meias confortáveis e sandálias rasteiras são as mais pedidas. E essa semana será a virada de chave para nós porque iniciamos o ano com baixas vendas”, comentou o subgerente de uma loja de sapatos, Márcio Gualberto.
Presente antecipado
Há quem compre presentes em cima da hora, mas há quem se programe para isso e foi o que fez o parintinense Gabriel Ferreira, de 24 anos. Junto do namorado, ele resolveu ir ao Centro em plena segunda-feira (8) para adquirir os presentes para sua mãe com mais tranquilidade.
“Me planejei tem 15 dias para fazer compras em Manaus. Na nossa cidade, acaba que os itens são mais caros e vindo no Centro de Manaus, eu encontrei muitos produtos em conta”, diz ele, que fez várias compras como jogo de banheiro, toalhas e outros itens.
Já a microempreendedora Ila Tavares, 35 anos, estava pesquisando presentes e preços junto com a mãe, a dona de casa Gracilene Tavares, 55.”Eu vim com intuito de trazê-la para ver o que ela gosta, o que ela quer, para depois voltarmos e comprar algo mais pessoal”.
Itens que lideram a lista de desejos
Conforme o resultado da Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia das Mães de 2023, feito pela Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), das 442 pessoas entrevistadas entre 13 e 20 de fevereiro deste ano, 92% revelaram que têm a intenção de presentear as mães, 8% pretendem não presentear.
Dos produtos e serviços que os consumidores pretendem comprar estão: Roupas, calçados e acessórios (29%), perfumes (19%), almoço/jantar em restaurantes (12%), cosméticos (11%), eletrodomésticos (10%), celular/smartphone (7%), vale-presente (6%), passeio/viagem (5%), eletrônicos (5%), procedimentos estéticos (3%).
Já a preferência das mães na lista de desejos é liderada pelos perfumes (21%), seguidos por roupas, calçados e acessórios (17%), cosméticos (16%), almoço/jantar (12%), passeio/viagens (7%), celular/smartphone (5%), tratamentos de beleza/procedimentos estéticos (5%), eletrodomésticos (5%).
De acordo com o presidente da Fecomércio, Aderson Frota, o Dia das Mães é a melhor data para o varejo comercial.
“Nós fizemos essa pesquisa com dois meses de antecedência porque quando a gente capta quais são as necessidades e anseios desse consumidor, nós levamos esse conhecimento às empresas comerciais”.
(Foto: Márcio Silva/A CRÍTICA)
Fonte: @acritica