Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

Exposição “Baralho Cigano Amazônia” celebra a força simbólica da floresta em uma viagem pelos arquétipos amazônidas

Publicidade

Mostra revela as cartas criadas por Glen Dinely para a obra de Lucius Gonçalves e exalta a união entre misticismo cigano e identidade amazônica

A Amazônia, com toda sua magia, mistério e simbologia ancestral, ganha novos contornos na exposição “Baralho Cigano Amazônia, uma viagem aos arquétipos!”, que será aberta ao público do dia 20 a 30 de novembro, das 9h às 21h, no Mirante Lúcia Almeida, no Centro de Manaus. A mostra apresenta, em detalhes, as ilustrações que compõem o baralho criado pelo jornalista e escritor Lucius Gonçalves, com artes assinadas pelo artista visual Glen Dinely.

A exposição materializa em grandes formatos a obra que marca um novo capítulo na literatura esotérica brasileira. O Baralho Cigano Amazônia, publicado pela Editora da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, entrelaça o conhecimento ancestral cigano com os mistérios, cores e forças vivas da floresta. Cada carta, inspirada na tradição de Madame Lenormand, ganha um olhar amazônico e contemporâneo, apresentando elementos simbólicos da região representados de forma minuciosa e cheia de vigor cultural.

“Esta exposição amplia o alcance da obra e nos permite mostrar a Amazônia como ela é: viva, pulsante, mágica e profundamente simbólica. Iniciativas como esta fortalecem a nossa cultura e reafirmam o papel da arte como ponte entre espiritualidade, identidade e território”, destaca o autor Lucius Gonçalves, emocionado com o impacto que o projeto vem alcançando no Brasil.

A obra conta com prefácio do renomado carnavalesco e pesquisador Milton Cunha, que enaltece a relevância cultural e mística do projeto. Desde seu lançamento, no dia 29 de maio em Manaus, o baralho vem percorrendo uma trajetória de grande reconhecimento. Em junho de 2025, o lançamento nacional movimentou a Bienal do Livro Rio, despertando atenção do público, estudiosos e críticos do universo esotérico. O sucesso levou o autor a integrar a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em outubro do mesmo ano.

A jornada literária também passou por Parintins, em agosto de 2025, onde o baralho foi recebido com entusiasmo na terra do folclore. Em 2026, a obra segue para novos palcos culturais: Bienal do Livro da Bahia (abril) e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Ficha Técnica da Obra e da Exposição
• Realização: AmazonasCult – Associação Cultural do Amazonas; Arandu – Associação Cultural
• Autoria e Curadoria: Jornalista Lucius Gonçalves
• Ilustrações das Cartas: Glen Dinely
• Fotos: Miguel Almeida
• Texto e Pesquisa: Jornalista Daly Ruiz dos Santos
• Arte e Design: Natalia Campos
• Assessoria de Comunicação: Jornalista Fernanda Medeiros
• Impressão e Parque Gráfico: Gráfica Safira

A obra recebeu apoio de: AADC, Secretaria de Cultura, Governo do Amazonas, ManausCult, Prefeitura de Manaus, Poder Legislativo, além dos parlamentares Alessandra Campelo, Roberto Cidade e Plínio Valério.

Com a exposição “Baralho Cigano Amazônia”, o público terá a oportunidade de vivenciar de perto a potência visual e espiritual dessa fusão entre tradição, arte e Amazônia uma celebração da identidade regional que, pelas mãos de seus criadores, se transforma em legado cultural.

Publicidade

Leia mais

Shopping Ponta Negra promove desfile com personalidades locais

Daly Ruiz

Quase 200 crianças e adolescentes são agredidos por dia no Brasil

elayne

Prefeitura de Manaus libera alça do complexo viário Rei Pelé

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais